Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

“Elementos de Semiologia da Comunicação” chega a sua 3ª edição



O livro “Elementos de Semiologia da Comunicação”, escrito pelo Prof. Dr. Adair Caetano Peruzzolo (POSCOM), foi revisado e ampliado com o objetivo de apresentar os conhecimentos básicos de Semiologia, imprescindíveis para o domínio dos processos comunicacionais.

Destinado a estudantes de Jornalismo, Publicidade, Produção Editorial, Relações Públicas e, ainda, a todos que trabalham com a produção de sentido, a obra foi pensada para ser o texto base de quatro horas semanais de estudos em um semestre. Preocupado com a aprendizagem e fazendo uso da didática que lhe é característica, Prof. Adair explica que para deixar a análise de discurso mais próxima dos estudantes, procurou “fazer a necessária ligação com os processos da comunicação social, colocando vínculos com os diversos contextos de vida do aluno, de modo a conectar o que está sendo ensinado a problemas, fatos e circunstâncias da área profissional”.

Assim, esta terceira edição foi totalmente reformulada. A introdução e o capítulo I sofreram cortes e correções, já os capítulos II e III apresentam textos inéditos sobre aspectos da Teoria da Enunciação e dos Efeitos de Sentido: “busco estabelecer um conjunto de especificações para tornar mais acessível e prática a determinação dos efeitos de sentido, organizo alguns fundamentos teóricos do exercício semiológico com “Linguagem e Realidade” e acrescento meu posicionamento quanto à questão do que é o “sentido” e da decorrente categoria dos “Efeitos de Sentido”, finaliza o autor.

Peruzzolo cursou Mestrado e Doutorado na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-Doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Há quase 40 anos, leciona no Curso de Comunicação Social da UFSM e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática, tendo publicado os livros “Comunicação e Cultura”, “Comunicação como Encontro” e “Entender Persuasão”, dentre outros em parceria com colegas.

“Elementos de Semiologia da Comunicação” pode ser adquirido pelo site da Paco Editoral (www.livrosdapaco.com.br).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-378

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes