Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Série de atividades marcam aniversário de 10 anos do Poscom/UFSM



Selo Poscom

O ano de 2016 assinala o aniversário de 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Para celebrar a primeira década de atividades, o Poscom organizou uma série de ações comemorativas ao longo do mês de outubro.

A professora Dr. Ada Cristina Machado Silveira, primeira coordenadora do Programa, lembra que o Projeto Político-Pedagógico do Poscom foi aprovado em 27 de janeiro de 2004 pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe/UFSM) e recomendado pelo Comitê da Área de Ciências Sociais Aplicadas I da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 17 de setembro de 2005. Com isso, o curso de Mestrado em Comunicação foi criado pelo Conselho Universitário da UFSM em 18 de fevereiro de 2006 e admitido na assembleia da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) de 08 de junho de 2006.

As atividades do Programa começaram em outubro de 2005 com edital público para seleção da primeira turma, que efetivou as provas em dezembro e realizou suas primeiras matrículas em março de 2006.

Cinco anos depois, em 2011, o Programa teve aprovado seu Curso de Doutorado – o primeiro da área em uma universidade do interior da região Sul – que iniciou as atividades em 2012. Conceituado desde sua primeira avaliação com o conceito 4, o Programa conquistou, em 2013, o conceito de excelência 5.

Atualmente, o Programa conta com 17 docentes credenciados e cerca de 75 alunos matriculados nos cursos de Mestrado e Doutorado. Contabiliza 106 dissertações e sete teses defendidas ao longo de seus 10 anos, algumas delas premiadas e com reconhecimento em nível nacional. Para o professor Dr. Cássio dos Santos Tomaim, atual coordenador, professores e alunos têm muito o que comemorar. “O Programa está consolidado e o reconhecimento é fruto de uma produção científica qualificada de docentes e alunos”, afirma.

As celebrações pelos 10 anos do Poscom terão início no dia 18 de outubro com o III Colóquio de Mídia, Interação e (Trans)Fronteirização, organizado pelo Grupo de Pesquisa Comunicação, Identidades e Fronteiras, liderado pela professora Dr.ª Ada Cristina Machado Silveira.

Em seguida, no dia 20, o Programa recebe o professor Dr. Eduardo Vizer (Universidade de Buenos Aires), que ministrará uma Aula Magna abordando o tema “Comunicación como construcción de la vida social. Teoria y referencialidad”. A Aula será realizada às 9h, no Auditório H, anexo ao Prédio 21, no campus da UFSM.

Também farão parte das celebrações, o aniversário de 15 anos da Revista Animus – Revista Interamericana de Comunicação Midiática, ligada ao Poscom, e a realização do curso “Medios, memoria y construcción de la nación”, com o professor Dr. Anibal Pozzo, pesquisador do Mestrado em Ciências da Comunicação da Universidad Nacional del Este, Paraguai, agendado para os dias 25, 26 e 27 de outubro.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-536

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes