Realizado entre os dias 13 e 15 de outubro, em São Paulo, o Congresso Internacional em Comunicação e Consumo (Comunicon) contou com a participação de discentes e egressas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM. O evento foi promovido pelo PPGCOM da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e teve como tema central “Comunicação, consumo e modos de envelhecimento no contemporâneo”.
Além das apresentações de trabalhos no Encontro de Grupos de Trabalho em Comunicação e Consumo, o Poscom também foi representado pela egressa do curso de Doutorado, a professora do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM Drª. Sandra Depexe, que recebeu a premiação pelo 1º lugar no Prêmio Comunicon 2015, na categoria Doutorado, pelo artigo “Consumo, telenovela e um vestido de periguete: posições de sujeito (e de classe) em conflito” apresentado no Congresso do ano passado.
Confira os trabalhos do Poscom apresentados no evento:
“Como minha vida mudou depois dele”: sobre as implicações do consumo de smartphones no cotidiano de mulheres de classe popular – Camila Rodrigues Pereira, Sandra Rubia da Silva
Filme sobre um Bom Fim: a configuração de memórias de uma geração porto-alegrense – Elisa Fonseca; Marilice Daronco
Ideal de consumo ou periguete? Circulação e consumo da telenovela Salve Jorge no Twitter – Sandra Depexe
Perspectiva sociocultural do consumo: reflexões sobre usos e apropriações a partir de Nestor García Canclini – Camila da Silva Marques
Representações do feminino na publicidade: estereótipos, rupturas e deslizes – Milena Carvalho Bezerra Freire de Oliveira Cruz