Núcleo de estudos em Comunicação, Gênero e Sexualidade promove evento na UFRGS
Publicado em
Nos dias 1, 2 e 3 de agosto de 2018 ocorre o I Aquenda de Comunicação, Gêneros e Sexualidades, na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
O Aquenda Núcleo de Estudos em Comunicação, Gêneros e Sexualidades surgiu em 2016, reunindo pesquisadoras e pesquisadores dos programas de pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O evento procura dar destaque as temáticas relacionadas as perspectivas teóricas, metodológicas e epistemológicas presentes na elaboração dos conceitos de gêneros, corpos e sexualidades nas teorias sociais contemporâneas, bem como na reflexão dos temas, objetos e das práticas de pesquisas privilegiadas no campo da comunicação. Contempla, ainda, o tensionamento crítico dos meios de comunicação, das mídias e das tecnologias para compreender as relações estabelecidas entre as problemáticas comunicacionais e as construções e interpelações de gêneros, das sexualidades e dos feminismos no contexto dos processos de interatuação e agenciamento comunicativo dos sujeito
O prazo para o envio de resumos expandidos é até 02/05/2018. A divulgação dos aceites será divulgada até o dia 30/06. O período de pagamento da inscrição vai de 30/06 até 20/07.
Para mais informações acesso o endereço eletrônico do núcleo de estudos aqui.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.