Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Internacionalização: grupo de pesquisa do Poscom lança livro na Espanha sobre cobertura de desastres



Acaba de ser lançado o livro “Periodismo y desastres: múltiples miradas”. O livro é um dos novos títulos da Collecció Atlántica de Comunicación, editada em parceria pela Editora da Universidade Oberta de Catalunya (UOC) e o Institut de la Comunicació da Universitat Autònoma de Barcelona (InCom-UAB).
A publicação é resultado de uma rede de colaboração acadêmica estabelecida pelos grupos de pesquisa Estudos de Jornalismo (UFSM/Brasil) e Mediación Dialéctica de la Comunicación Social (URJC/Espanha), coordenados pelos professores Márcia Franz Amaral e Carlos Lozano Ascencio, respectivamente. Participam da obra, treze pesquisadores de sete universidades do Brasil, Espanha, México e Portugal. Entre eles, as doutorandas do Poscom Elise Souza e Juliana Motta e a pós-doutora pelo programa, Julia Capovilla Luz Ramos.
Com o objetivo de analisar a cobertura de desastres, o livro aborda os limites e possibilidades da atividade jornalística diante de acontecimentos extremos a partir de textos amplos sobre o tema e da análise de seis desastres recentes: os deslizamentos de Terra no Morro do Bumba (RJ, Brasil), o incêndio na boate Kiss (RS, Brasil), o rompimento da barragem em Mariana (MG, Brasil), o incêndio em Pedrógão Grande (Portugal), o terremoto em 19 de setembro de 2017 (México), e os furacões no Caribe e Flórida em 2017. Os capítulos não apenas se propõem a uma análise crítica dos casos que analisam, como também indicam caminhos para uma abordagem jornalística de qualidade.
O livro pode ser adquirido através do link:

http://www.editorialuoc.cat/periodismo-y-desastres

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-1383

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes