Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aula Magna do POSCOM/UFSM debate desinformação, mídia social e Covid-19



O evento, que marcou o início das celebrações dos 15 anos do Programa, teve audiência expressiva, com participação de pesquisadores de diferentes regiões do Brasil

Professores, estudantes e pesquisadores de Comunicação e áreas afins de várias regiões do Brasil participaram da Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, realizada na tarde de 1º de julho de 2021. Com o tema “Desinformação, Mídia Social e Covid-19”, a aula foi proferida pela professora e pesquisadora Raquel Recuero, da Universidade Federal de Pelotas e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Diante do fenômeno da “infodemia” que nossa sociedade está vivendo, ou seja, a rápida e abrangente disseminação de informações precisas e imprecisas sobre algo, como uma doença, diversos especialistas têm se debruçado sobre seus desdobramentos, para qualificar a produção, circulação e consumo de informações especializadas nas mídias e redes sociais, em especial no âmbito do jornalismo especializado. 

Sobre isso, a Aula Magna do POSCOM/UFSM abordou diferentes questões relacionadas à “infodemia”, considerando o trabalho de pesquisa desenvolvido pela professora Raquel junto ao laboratório de pesquisa Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais (MIDIARS), do qual é coordenadora, e que investiga os elementos de  desinformação sobre a pandemia na mídia social brasileira. Além de sistematizar um ano (2020) de pesquisas sobre o assunto, Raquel apresentou o mais novo relatório do Grupo, lançado em maio deste ano, que sugere possíveis formas de combate ao fenômeno.

O engajamento do evento foi muito expressivo, contabilizando mais de 400 visualizações ao vivo, com mais de 185 espectadores simultaneamente. A Aula foi prestigiada por pesquisadores de diversos lugares do Brasil, como Belém (PA),  São Luís (MA) , Teresina (PI),  Goiânia (GO),  Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Vitória (ES),   Salvador (BA), Santa Maria (RS), dentre outros. 

A Aula Magna do POSCOM/UFSM também marcou o início das celebrações dos 15 anos do Programa e contou com a participação de autoridades da UFSM: professor Luciano Schuch, Vice-Reitor, professor Mauri Leodir Löbler, Diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas,  professor Paulo Cesar Piquini, representando a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e professora Sandra Rúbia da Silva, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, que também foi a mediadora do evento. Participaram da Aula também, os professores, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e egressos do POSCOM. Já o cerimonial do evento foi coordenado pela jornalista e doutoranda do Programa, Alice Pavanello.

O evento foi transmitido pelo canal do POSCOM UFSM no YouTube, estando disponível para visualização: https://www.youtube.com/watch?v=xd8g8441YgQ

Aos participantes, a coordenação do Programa informa que os certificados para ouvintes que preencheram o formulário no dia do evento já estão disponíveis no portal da UFSM: https://portal.ufsm.br/certificados/mainMenu.html;jsessionid=12829e34b72e7af9d07181a31bdb

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-1927

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes