Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Notícias sobre mudanças climáticas na Espanha são tema de estudo de pesquisadora do Ejor



Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM e coordenadora do EJor, Márcia Amaral estuda coberturas jornalísticas de desastres desde 2011 e é uma referência internacional no tema. Recentemente, Márcia publicou um artigo na revista El mensaje periodistico. O título da pesquisa é “Las catástrofes y los desastres en las noticias sobre el cambio climático en España de 2019 a 2021”. Foi escrito em coautoria com Carlos Lozano Ascencio (Universidad Rey Juan Carlos) e com Esther Puertas Cristobal (Universidad de Cadiz). O trabalho integra parceria com os colegas espanhóis que iniciou em 2014 e já rendeu mais de uma dezena de artigos e capítulos de livro, entre eles o livro Periodismo y desastres:multiples miradas“, publicado pelo Editorial UOC, de Barcelona, em 2019.

O trabalho em questão, publicado na semana passada, trata dos vínculos entre mudanças climáticas, catástrofes e desastres que se configuram no discurso hegemônico do jornalismo na Espanha. Com a análise empreendida, os autores conseguem evidenciar que “El discurso hegemónico del periodismo sobre el cambio climático vinculado a catástrofes y/o desastres, tiene la peculiaridad de aparentar ser concluyente por la vía rápida, es decir, propone resultados cerrados al informar de ciertas eventualidades que, por lo general, aún siguen abiertas y, en buena media, todavía mantienen muchos aspectos indescifrables.”

Além disso, os pesquisadores conseguem notar que o discurso jornalístico sobre eventos climáticos extremos consiste predominantemente em usar dados para mostrar as catástrofes e não para “demonstrar” ou “reconstruí-las em detalhes”.

Para visualizar o trabalho na íntegra, clique aqui.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-2264

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes