Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professora e aluna do POSCOM participam de projeto colaborativo de pesquisa na Södertörns högskola (Suécia)



Ada Machado da Silveira, Professora Titular da UFSM, e Camila Hartmann, doutoranda no POSCOM, estão em Estocolmo, Suécia, desenvolvendo atividades do convênio CAPES-STINT (Swedish Foundation for Internacional Cooperation in Research and Higher Education). Ada está trabalhando como professora visitante sênior e Camila como doutoranda sanduíche.

O financiamento é do projeto Midiatização: inferências empíricas, epistemológicas e metodológicas da pesquisa de mídia no Brasil e na Suécia, contemplado no edital 19/2019 do Programa CAPES-STINT, que resulta de uma parceria entre UFSM, UNISINOS e Södertörns högskola.

O projeto envolve mobilidade bidirecional, pesquisa empírica e bibliográfica. O objetivo é o desenvolvimento de abordagens metodológicas e epistemológicas para a análise dos processos de midiatização social. A equipe sueca se concentra em instituições do setor público, especialmente nos setores de educação e bem-estar. As equipes brasileiras desenvolvem diálogo com pesquisas sobre mudanças no espaço público, campos especializados e transformações da vida privada quando relacionadas aos processos midiáticos.

Ada e Camila estão desenvolvendo atividades especialmente no departamento de Mídia e Comunicação, mas também acompanhando alguns cursos no de Jornalismo. Ademais das produções colaborativas, estão participando de eventos científicos na Södertörns högskola e em outros países da Europa.

Ada e Camila chegaram na Suécia em agosto e lá ficarão por dez meses, até maio de 2023. Elas compartilham parte desse período com outros dois integrantes do projeto, a professora Ana Paula da Rosa (professora visitante júnior) e o doutorando Marcio Morrison (doutorando sanduíche), ambos da UNISINOS.

Da esquerda pra direita: Isabel Löfrgen (Södertörns högskola), Ada Machado da Silveira (UFSM), Ana Paula da Rosa (UNISINOS), Camila Hartmann (UFSM), Marcio Morrison (UNISINOS).
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-2297

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes