Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

POSCOM promove palestra sobre literacia da informação na JAI UFSM



A palestra “A literacia da informação no contexto de pesquisa universitária” acontece às 14h do dia 08/11, no auditório CRS – INPE, prédio 08 da UFSM. O momento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e integra a programação de eventos satélites da 37ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI).

O encontro tem como palestrante o Doutor em Ciências da Comunicação, Celestino Joanguete, professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), que desde setembro atua como professor visitante do Poscom, integrado na linha de pesquisa em Mídia e Identidades Contemporâneas.

O pesquisador é autor dos livros “Imprensa Moçambicana: do papel ao digital: teorias, histórias e digitalização” e “A migração para a televisão digital em Moçambique: processos, modelo de negócio e conflitos”, possui mais de uma dezena de artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais e mais de 16 anos de experiência em prestação de serviços de consultoria para organizações públicas e privadas moçambicanas. 

O que é literacia da informação?

No contexto da sociedade globalizada, cada vez mais informações circulam na internet. Essa densidade de conteúdos dificulta a busca por fontes confiáveis e relevantes. O processo de identificar, avaliar, selecionar, localizar e aceder às informações capazes de darem resposta às necessidades específicas está cada vez mais complexo. A literacia da informação se refere às competências de minerar, adquirir e compreender a informação em diferentes suportes com eficácia para resolver problemas ou questões apresentadas a partir dessas múltiplas fontes.

O conceito aplicado às pesquisas universitárias busca refletir sobre a necessidade que pesquisadores têm de saber manusear as múltiplas ferramentas digitais do Google e desafios de minerar informações de cunho científico na era do amplo acesso tecnológico e digital – principalmente em repositórios e bibliotecas virtuais.

Texto: Paula Appolinario

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-2332

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes