Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Seminário Midiatização e Processos Sociais inicia nesta segunda-feira (14) na UFSM



Nesta segunda-feira, 14 de novembro, inicia o V Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, que pela primeira vez terá como sede a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento ocorre nos dias 14, 21 e 28 de novembro (GTs) e entre os dias 13 e 16 de dezembro (conferências), em modalidade híbrida.

Em novembro, a partir da próxima segunda, 14, o evento será todo dedicado para as reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs). Os encontros iniciam às 9h (horário de Brasília), de forma remota. O evento segue acontecendo nas duas próximas segundas-feiras (dias 21 e 28 de novembro), no mesmo horário e formato. Ao todo são 11 GTs, nos quais serão apresentados mais de cem trabalhos com diferentes eixos temáticos: Construção Social I e II, Circulação, Epistemologias, Imagens e Imaginários, Jornalismo, Midiatização e consumo, Plataformas I e II, Religião, Comunicação e Diferença. A lista completa dos trabalhos apresentados e os links para acompanhar os GTs podem ser conferidos aqui.

Já a segunda etapa do Seminário ocorre nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, com as mesas das conferências em formato híbrido: de forma presencial no campus sede e também na modalidade online, com interações em vídeo e em chat. As inscrições de ouvintes para as mesas são gratuitas e podem ser feitas através deste link

A proposta do Seminário é estimular a reflexão sobre o conceito de midiatização a partir das tensões entre perspectivas diversas. O objetivo central é situar a pesquisa no Brasil como lugar de reflexão e de articulação entre duas epistemologias em construção em torno da midiatização como linhagem de pesquisa de um lado: objetos, método e metodologias situadas no Sul, na Argentina e no Brasil, e, de outro, no Norte (neste ano, com pesquisadores da França, Rússia e Suécia).

O V Seminário é uma atividade da Rede Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais e do grupo Midiaticom, coordenados por Jairo Ferreira (POSCOM-UFSM), com presença pró-ativa de dezenas de pesquisadores (incluindo formandos em mestrado e doutorado) das instituições envolvidas, em diversos níveis de execução e coordenação (organização, comitê científico, coordenadores de GT, comentadores, etc.). 

Pela primeira vez será promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com o PPGCC-Unisinos. A Rede é composta também pelos programas de pesquisa em comunicação da Södertörn University (Suécia), Université Grenoble Alpes (França), National Research University Higher School of Economics (Russia), Université Paul Valéry (França), Universidade de Buenos Aires (UBA), Universidad Nacional de Rosario (UNR), Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade Cásper Líbero, e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 

O projeto de Rede e do Seminário tem apoio das seguintes agências nacionais e estrangeiras: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS (FAPERGS) e Swedish Foundation for Internacional Cooperation in Research and Higher Education (CAPES-STINT).

Mais informações podem ser obtidas no site do evento.

Texto: Kassielli Mello (Poscom UFSM)


Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-2362

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes