Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Integrante do GP qualifica projeto de tese sobre discurso jornalístico de desastres na intersecção com gênero



A doutoranda Alice Bianchini Pavanello qualifica o projeto de tese nesta quarta-feira (23), 14h. A pesquisa intitulada O discurso das mulheres atingidas pelo acontecimento do desastre da Samarco no jornal A Sirene orientada pela Profa. Dra Márcia Franz Amaral.  

A pesquisa parte da problemática de que há um processo de invisibilização das mulheres que se realiza na intersecção entre o discurso jornalístico de desastres e a estruturação simbólica e pragmática do próprio discurso jornalístico, o que motivou a busca por compreender como operam esses silenciamentos e quais as possibilidades discursivas que podem ser exploradas por mulheres afetadas por catástrofes.

Como objeto empírico, tem-se o jornal A Sirene, produzido por jornalistas e pessoas atingidas pelo rompimento da barragem de rejeitos de minério de Fundão, em Mariana (MG). O projeto de tese tem como objetivo principal compreender como o jornal A Sirene configura o discurso das mulheres afetadas pelo desastre da Samarco para analisar os núcleos de sentidos presentes nos campos problemáticos mobilizados por elas, delinear a que Formações Discursivas estão ligados e relacioná-los com questões de gênero.

O exame de qualificação acontece no dia 23 de novembro, às 14h. A banca é formada pelos professores doutores Terezinha Silva (UFSC), Hila Rodrigues (UFOP), Márcio Simeone (UFMG) e Milena de Oliveira-Cruz (UFSM).

Defesa de projeto de qualificação de tese
Doutoranda: Alice Bianchini Pavanello
Orientadora: Profa. Dra Márcia Franz Amaral
Título: O discurso das mulheres atingidas pelo acontecimento do desastre da Samarco no jornal A Sirene
Quando: 23/11/2022, 14h. Solicite o link pelo email: alicebpavanello@gmail.com

Banca:
Profa. Dra. Terezinha Silva (UFSC)
Profa. Dra. Hila Rodrigues (UFOP)
Prof. Dr. Márcio Simeone (UFMG)
Profa. Dra. Milena de Oliveira-Cruz (UFSM)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-2395

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes