Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Nota de repúdio ao corte de bolsas de pesquisadores



O Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFSM repudia o corte do pagamento de bolsas de pós-graduação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vinculada ao Ministério da Educação, relativas ao mês de dezembro. Segundo nota oficial da Capes, o Decreto n° 11.269, de 30 de novembro de 2022, do Governo Federal, zerou por completo a autorização para desembolsos financeiros durante o mês de dezembro, o que impede a manutenção administrativa da entidade e o pagamento das mais de 200 mil bolsas no país.

No POSCOM UFSM, são vinte e um bolsistas de Doutorado, quinze bolsistas de Mestrado e um bolsista de pós-doutorado (Capes PNPD), com dedicação exclusiva a atividades de pesquisa, diretamente impactados pela decisão. Estamos mobilizados com as associações da área e entidades científicas para reverter esta situação.

Neste contexto, apoiamos a nota de repúdio da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Comunicação (Compós), que reproduzimos abaixo:

NOTA DE REPÚDIO

A diretoria da COMPÓS vem a público repudiar o corte de recursos feito pelo Ministério da Educação do governo de Jair Bolsonaro (PL), inviabilizando o pagamento de cerca de 100 mil bolsistas da CAPES no mês de dezembro de 2022.

Esse e outros atos de corte de recursos na área da Educação e da Saúde são atos criminosos feitos no apagar das luzes de um governo que jogou a maioria dos brasileiros em situação de precariedade e miséria.

A COMPÓS e as demais entidades subscritas cobram atitude imediata do Ministério da Educação do governo Bolsonaro, que ainda está governando o Brasil e é o responsável por todas essas mazelas.

Conclamamos a manifestação da sociedade civil organizada. Esses inescrupulosos governantes não podem sair impunes. Têm de se responsabilizar por todas as mazelas do período de governo, inclusive, neste período final.

Exigimos a volta das verbas para a Educação e a Ciência!

Os estudantes não podem ficar sem o pagamento de dezembro!

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO – COMPÓS

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-2462

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes