Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Primeiro dia das Mesas de Debate do V Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais



Primeiro encontro discutiu sobre “Plataformas, sistemas e circulação”, com os pesquisadores Heike Graf (Södertörn University), Mario Carlón (UBA), Antonio Fausto Neto (UNISINOS) e Viviane Borelli (UFSM)

Pesquisador, Antonio Fausto Neto (UNISINOS) participou de forma remota.
Mesa de debate "Plataformas, sistemas e circulação"

Iniciou nesta segunda-feira (12) a segunda etapa do V Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, com a realização das Mesas de Debate. O primeiro encontro teve como eixo a temática “Plataformas, sistemas e circulação” e contou com a presença dos pesquisadores Heike Graf (Södertörn University), Mario Carlón (UBA), Antonio Fausto Neto (UNISINOS) e Viviane Borelli (UFSM).  

A cerimônia de abertura das mesas contou com a presença do representante do reitor no evento, o pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisboa Filho; o coordenador do projeto do V Seminário Internacional de Midiatização e Processos Sociais, Jairo Ferreira; da coordenadora substituta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Poscom), Viviane Borelli e da diretora do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM, Sheila Kocourek. 

Na sequência, iniciando a primeira mesa de debate do evento, Heike Graf apresentou sua perspectiva sobre a temática “Como gerenciar a complexidade? Observando os observadores, Luhmann e Verón” e Mário Carlon sobre a “Transformação contemporânea da rede semiótica”. Já Antonio Fausto Neto trouxe para a discussão o tema “Entre plataformas e hipermidiatização : sentidos em circulação dos papéis efêmeros”. Por sua vez, Viviane Borelli expôs sua pesquisa sobre “A problematização teórica-metodológica nos estudos de circulação e plataformas”.

As mesas seguem acontecendo até o dia 16 de dezembro, abordando diferentes discussões sobre circulação, plataformas, interações, imaginários e transformações sociais. Os encontros ocorrem de forma híbrida, com possibilidade de acesso online ou presencialmente no auditório do Inpe, na UFSM. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas neste link.

A proposta do Seminário é estimular a reflexão sobre o conceito de midiatização a partir das tensões entre perspectivas diversas. O objetivo central é situar a pesquisa no Brasil como lugar de reflexão e de articulação entre duas epistemologias em construção em torno da midiatização como linhagem de pesquisa de um lado: objetos, método e metodologias situadas no Sul, na Argentina e no Brasil, e, de outro, no Norte (neste ano, com pesquisadores da França, Rússia e Suécia).

O Seminário teve sua primeira etapa promovida em novembro, com a realização dos grupos de trabalho (GTs) em formato híbrido. Ao todo, foram 11 GTs, nos quais foram apresentados mais de 100 trabalhos com diferentes eixos temáticos.

O V Seminário é uma atividade da Rede Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais e do grupo Midiaticom, coordenados por Jairo Ferreira (POSCOM-UFSM), com presença pró-ativa de dezenas de pesquisadores (incluindo formandos em mestrado e doutorado) das instituições envolvidas, em diversos níveis de execução e coordenação (organização, comitê científico, coordenadores de GT, comentadores, etc.).

Texto: Martina Belotto Michaelsen (UNISINOS)

Fotos: Thiago Trindade (Poscom UFSM)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-2470

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes