Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Mesas do V Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais finalizaram nessa quinta-feira



Última mesa do evento reuniu pesquisadores para falar sobre “Interações e plataformas”

Goran Bolin (Södertörn University) debateu o tema “Racionalização, Automação e Inteligência Artificial Comunicativa”.

O encerramento do V Seminário Internacional de Midiatização e Processos Sociais, aconteceu na tarde desta quinta-feira (15). A última tarde do evento contou com a temática “Interações e plataformas”, com participação dos pesquisadores Goran Bolin (Södertörn University), José Luis Braga (UFG) e Ada Machado da Silveira (UFSM).

O momento iniciou com uma manifestação dos estudantes da pós-graduação sobre a crise na Ciência, reivindicando providências a respeito da situação geral da pesquisa no país. O pronunciamento feito pelo doutorando do POSCOM, Amarinildo Osório, questionou o corte das bolsas e recursos que as universidades vêm sofrendo ao longo dos últimos anos.

Já na primeira fala da última mesa, Goran Bolin apresentou seu trabalho sobre o tema “Racionalização, Automação e Inteligência Artificial Comunicativa”. Já o professor José Luis Braga falou sobre “Algoritmo & Trabalho da diversidade” e por fim, Ada Machado da Silveira apontou sua perspectiva com relação a “Interação plataformizada no mundo multipolar”. A mediação da mesa foi realizada pela professora Dra. Sandra Rúbia da Silva, do POSCOM. Logo após, foi aberto o debate para questionamentos e comentários, com explanações dos participantes, de forma online e presencial, e dos integrantes da mesa.

As mesas do evento, que iniciaram na última segunda-feira (12) e seguiram ao longo da semana, abordando questões importantes à midiatização, como plataformas, sistemas, circulação, mutações sociais, imagem, imaginários e interações. A primeira etapa do seminário ocorreu no mês de novembro com as apresentações online de 11 grupos de trabalho com mais de 100 pesquisas apresentadas.

Para marcar o encerramento oficial do Seminário, o prof. Dr. Jairo Ferreira (POSCOM UFSM), coordenador do projeto, fez uma breve fala agradecendo a presença de todos os pesquisadores, palestrantes e ouvintes que participaram do evento. Além disso, também agradeceu aos organizadores que se envolveram no planejamento e execução do Seminário, uma equipe de trabalho com graduandos, mestrandos, doutorandos e professores das instituições.

O V Seminário Internacional de Midiatização e Processos Sociais é uma promoção da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) por intermédio de seu Programa de Pós-Graduação em Comunicação e iniciativa da Rede Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, e grupos de pesquisa do POSCOM (UFSM); e do Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação (Unisinos).

 
Pesquisadores José Luis Braga (UFG) e Ada Machado da Silveira (UFSM) participaram da mesa de forma remota.

Texto: Mariane Ramos Santos

Fotos: Bruna Luíza Piedras

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-2489

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes