Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Docente realiza mobilidade acadêmica na Universidade de Buenos Aires



No mês de novembro, a professora Liliane Dutra Brignol, atual coordenadora do Poscom, realizou, como investigadora convidada, atividades de intercâmbio de ensino, pesquisa e extensão na Universidade de Buenos Aires (UAB, Argentina). As ações integraram plano de trabalho desenvolvido no âmbito do Programa Escala Docente  da AUGM (Associação de Universidades Grupo Montevidéu).

Contemplada no Edital 05/2022 da AUGM, a docente foi convidada para atuar por dez dias em atividades no Instituto de Investigaciones Gino Germani (IIGG), da Faculdade de Ciências Sociais da UBA. Entre as ações, foi realizada a participação em reuniões do grupo de pesquisa “Sociedad, Internet y Cultura” (E-SIC), além de reuniões de trabalho com a diretora da equipe – professora Sílvia Lago Martínez, docente que realizou o convite para a Escala Docente, com o objetivo de fortalecer a cooperação interinstitucional em ensino e pesquisa.

No dia 17 de novembro, houve a realização de uma conferência no Instituto Gino Germani, sobre o tema “TECNICIDADES E IDENTIDADES MIGRANTES: Caminos de investigación sobre migraciones y usos sociales de tecnologías digitales”, com a participação da equipe do grupo de pesquisa “Sociedad, Internet y Cultura” e demais investigadores do Instituto. A apresentação teve como objetivo discutir o percurso de pesquisa realizado pela investigadora do Poscom sobre os usos sociais das tecnologias digitais por grupos migrantes de diferentes nacionalidades no contexto do Brasil. A proposta permitiu, a partir da exposição de aspectos teóricos e metodológicos, construir um espaço de reflexão conjunta sobre a relevância que as tecnologias assumem nas trajetórias migratórias, especialmente na conformação de redes migratórias percorridas por interações, dinâmicas comunicacionais, disputas por visibilidade e reconhecimento, cada vez mais mediadas pelos meios de comunicação.

Além destas ações, foi possível a participação em outras atividades de pesquisa promovidas no Instituto de Investigações Gino Germani, durante o período, entre elas, o Colóquio Internacional Michel Foucault y los desafíos de la política latinoamericana actual (dias 10 e 11 de novembro de 2022), bem como o desenvolvimento de levantamento bibliográfico e pesquisa teórica na biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais e no Centro de Documentação do Instituto de Investigações Gino Germani, da Universidade de Buenos Aires.

Sobre a AUGM: A AUGM oferece a oportunidade de realização de mobilidade acadêmica internacional em diversas áreas do saber, a fim de ampliar o conhecimento dos participantes e proporcionar a eles a vivência com outras culturas. Participam do programa instituições de ensino da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Saiba mais em: http://grupomontevideo.org

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-2496

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes