Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Oferta de disciplinas Eletivas 2023-1



A coordenação divulga os horários e as ementas das disciplinas eletivas para o primeiro semestre de 2023.

Todas disciplinas aceitarão a matrícula para aluno especial I – Pós –Graduação (por meio de edital a ser publicado pela PRPGP a partir de 17 de fevereiro de 2023).

Sobre as datas das matrículas, consultar em: https://www.ufsm.br/calendario/2023-60822

——-

Tópicos Especiais em Comunicação IV – COM923

Segunda-feira, 13h30-17h30 – 60 horas – presencial

Docentes responsáveis: Bruno Kegler e Luciomar Carvalho

Ementa e objetivos:

Desenvolvimento e a publicação de artigo em periódico e/ou capítulo de livro a partir das pesquisas científicas desenvolvidas pelos (as) alunos (as) no Poscom, em nível de mestrado e de doutorado.

Para tanto, serão abordadas e discutidas questões de cunho metodológico, teórico e epistemológico relacionados à pesquisa em Comunicação.  A proposta de execução passa pelo resgate de aspectos basilares da escrita científica, como a escolha do tema e a construção do objeto de conhecimento até a confecção e a submissão do artigo a um periódico científico.

Para o desenvolvimento do artigo final, a proposta contempla um exercício reflexivo acerca da pesquisa em curso, respeitando-se o seu estágio. Com isso, pretende-se constituir um espaço dedicado à descoberta, à experimentação ou à consolidação de aspectos teóricos e/ou metodológicos da pesquisa de discentes em nível de mestrado e de doutorado, através de debates em sala de aula, leituras, exercícios e orientações individuais, distribuídos nos quinze encontros semanais previstos para o semestre.

—–

Mídia, discursos e identidade – COM903

Docente: Márcia Amaral

Terça-feira, 8h30-12h30 – 60h – presencial

Ementa e objetivos:

Mídia, linguagem, discurso, circulação da cultura e do conhecimento.

Fronteira disciplinar e identidade. Teoria do/de discurso (percurso teórico, origem); principais tendências contemporâneas em análises discursivas.

Problematizar a mídia como objeto de identidade contemporânea através da produção e circulação do discurso sobre o social, o cultural, o lingüístico e o ideológico.

—–

COM921 Estudos Avançados em Comunicação II – CONSUMO E IDENTIDADES: A ÓTICA DOS ESTUDOS CULTURAIS CRÍTICOS

Docente: Veneza Mayora Ronsini

Terça-feira, 13h30- 17h30 – 60h – híbrida

A disciplina objetiva apresentar conceitos e pesquisas empíricas da vertente dos estudos culturais críticos, cujo foco é a compreensão da mídia massiva e digital na reprodução da ordem social com vistas à uma análise cultural do consumo midiático que integre as múltiplas dimensões da experiência cotidiana. A terminologia consumo quer destacar o contexto amplo das relações entre consumo midiático e consumo de bens materiais e da produção de conteúdo nas mídias digitais.

Estudar a genealogia da sociedade de consumo moderna e burguesa baseada na produção e consumo de massa, para nos dedicarmos à fase mais recente da contribuição da mídia à modernidade na qual a tecnologia digital é a infraestrutura da sociedade em rede.

 Mobilizar autores de diferentes áreas das humanidades, ciências sociais e sociais aplicadas para entender a ordem social, o papel da mídia na ordem social e a experiência dos agentes com a mídia.

Apresentar as categorias de classe, identidades e redes como chave para os estudos empíricos de consumo na modernidade tardia

—–

Métodos e técnicas para exploração de dados de pesquisa – COM2091

Docentes: Viviane Borelli e Sandra Depexe

Terça-feira, 13h30- 17h30 – 60h – presencial

Ementa e Objetivos: Modelo metodológico em seus níveis epistemológico, metodológico e operacional. Correlação entre o desenho de pesquisa, as questões de investigação e operacionalização de métodos. Uso de softwares e plataformas online para coleta, tratamento e exploração de dados de pesquisa. Visualização de dados qualitativos e  quantitativos.

Refletir sobre a construção metodológica em Comunicação.

Contribuir para o desenvolvimento do desenho de pesquisa científica.

Debater as potencialidades, limitações e fragilidades do uso de softwares para a pesquisa qualitativa.

Identificar os diferentes tipos de dados, tratamento, exploração e formação de amostra.

Experimentar a criação de gráficos e diagramas seguindo diretrizes de visualização de dados.

—–

Estratégias de Comunicação Midiática – COM919

Docente: Aline Dalmolin

Quarta-feira, 13h30-17h30 –  60h – presencial

Ementa: A escolha estratégica. As lógicas institucionais da comunicação midiática. A comunicação midiática na construção do universo simbólico. O uso de estratégias midiáticas por instituições não midiáticas.

—–

Mídia e Estratégias de Imagem   – COM907

Docente: Cássio Tomaim

Quinta-feira, 13h30-17h30 –  60h – presencial

Ementa e objetivos: Análise dos valores narrativos e discursivos e das diferentes mobilizações da imagem em circulação nos meios de comunicação social. Consideração do aparelho formal de comunicação, da enunciação e das representações. O campo das mídias e a produção dos sentidos. Propor elementos de análise dos valores narrativos e discursivos e das diferentes mobilizações da imagem em circulação nos meios de comunicação social.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-2521

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes