Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

“Engajamento cidadão, dogmas digitais e liberdade epistêmica” é tema da Aula Magna 2023



Com o tema ““Engajamento cidadão, dogmas digitais e liberdade epistêmica”, a Aula Magna do primeiro semestre de 2023 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM/UFSM) será realizada em 20 de março, segunda-feira, às 14h30, no Auditório Wilson Aita, localizado no Centro de Tecnologia da UFSM. Não é necessário realizar inscrição para participar da atividade. 

O convidado é o pesquisador Thomas Tufte, diretor do Instituto de Mídia e Indústrias Criativas da Loughborough University London (UK). Desde o início dos anos 1990, Tufte investiga o papel da comunicação na articulação do engajamento cidadão na mudança social, principalmente como pesquisador, mas também como consultor de agências internacionais de desenvolvimento como UNICEF e Banco Mundial. 

O professor lecionou e realizou pesquisas em mais de 30 países, principalmente em regiões da América Latina, África e Europa, tendo morado dois anos no Brasil e realizado o seu pós-doutorado em questões brasileiras. Entre os seus livros mais recentes, estão Comunicacion para el cambio social – La participacion y el empoderamiento como base para el Desarrollo mundial (Icaria, Barcelona, 2015); Voice and Matter – Communication, Development and the Cultural Return, coeditado com Oscar Hemer (Nordicom, 2016); Communication and Social Change – a Citizen Perspective (Polity Press, 2017), e Communicating for Change – Concepts to think with, coeditado com Jo Tacchi (Palgrave, 2020). 

Além da Aula Magna, Tufte também vai ministrar o seminário “Estudos Críticos do Sul Global”, de 20 a 22 de março, aberto a professores e alunos de pós-graduação e graduação da UFSM e de outras instituições de ensino superior. As inscrições são gratuitas e já estão abertas, podendo ser realizadas por preenchimento de formulário disponível no link https://forms.gle/i974Xu23WfJ1mvrSA

O pesquisador está vindo ao POSCOM em missão do Programa de Internacionalização (CAPES/PrInt), a convite dos Grupos de Pesquisa Usos Sociais da Mídia (Profa. Veneza Mayora Ronsini), Estudos de Jornalismo (Profa. Márcia Franz Amaral) e Estudos e Projetos em Comunicação e Estudos Culturais (Profa. Ana Carolina Escosteguy). Um dos objetivos do PrInt é estimular a formação de redes de pesquisas internacionais e aprimorar a qualidade da produção acadêmica.

Saiba mais sobre a Aula Magna e o Seminário “Estudos Críticos do Sul Global” 

20 de março (Segunda-feira) 14h30 
Local: Auditório Wilson Aita – CT UFSM
Aula Magna: Engajamento cidadão, dogmas digitais e liberdade epistêmica: explorando as diferentes concepções de comunicação para a mudança social
20 de março (Segunda-feira) 9 horas 
Local: Auditório do CAU-Arquitetura
e Urbanismo/ Prédio 9F
Seminário “Estudos Críticos do Sul Global” 
Dia 1: Epistemologias do Sul Global – perspectivas regionais (América Latina e África)
21 de março (Terça-feira) 9 horas 
Local: Auditório do CAU-Arquitetura
e Urbanismo/ Prédio 9F
Seminário “Estudos Críticos do Sul Global” 
Dia 2: “Ecologias do conhecimento”; Palestra seguida de workshop
22 de março (Quarta-feira)
9 horas
Local: Auditório do CAU-Arquitetura
e Urbanismo/ Prédio 9F
Seminário “Estudos Críticos do Sul Global”
Dia 3: “Por um novo paradigma de desenvolvimento e mudança social”

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-2524

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes