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Resultado da chamada interna para Prêmio Compós 2023



A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFSM divulga os trabalhos selecionados na chamada interna para o Prêmio Compós de Teses e Dissertações da Compós 2023 Eduardo Peñuela de 2023.

A melhor dissertação indicada é a pesquisa “‘Se segura que ainda falta muito mais’: o discurso em torno dos 100 primeiros dias e do primeiro ano do governo Bolsonaro em Isso a Globo não Mostra”, de autoria de Edilaine de Avila, sob orientação da profa. Dra. Viviane Borelli.

Como melhor tese, a indicação foi para a pesquisa “Mediações comunicativas do trabalho “criativo”: novos caminhos, mapas antigos”, de Nathália Drey Costa, orientada pela profa. Dra. Liliane Dutra Brignol.

No total, foram inscritos dois trabalhos para a categoria de Mestrado e três trabalhos para a categoria de Doutorado. A comissão de seleção foi constituída pelo/as docentes Milena Freire, Laura Storch e Celestino Joanguete. Foram considerados os critérios de: relevância e atualidade do tema; logicidade da estrutura do trabalho; pertinência e solidez do suporte teórico; rigor metodológico; qualidade redacional e adequação às normas cultas da Língua Portuguesa; originalidade da proposta (para as teses).

A coordenação destaca a qualidade de todos os trabalhos inscritos, agradece a participação e parabeniza as pesquisadoras que representarão o Poscom no Prêmio Compós 2023.

Conheça mais sobre os trabalhos indicados:

Dissertação de Mestrado

Título: “Se segura que ainda falta muito mais”: o discurso em torno dos 100 primeiros dias e do primeiro ano do governo Bolsonaro em Isso a Globo não Mostra

Autoria: Edilaine de Avila

Orientação: Prof.ª Dr.ª Viviane Borelli

A pesquisa contribui, conforme registrado pela banca, para os estudos da comunicação, especialmente os voltados à midiatização, circulação e discursos. A investigação também representa o registro científico do recente momento histórico para a política brasileira. Por tratar de temas atuais, o programa Isso a Globo não Mostra caracteriza-se como um marco na TV aberta do país e, como analisado na pesquisa, destaca-se ao empregar o humor para criticar a postura do governo Bolsonaro em seu primeiro ano de mandato. Ainda, a investigação, a partir do mapeamento das marcas discursivas encontradas no quadro analisado, identificou diversos interdiscursos, capazes de elucidar contextos e trazer à tona sentidos para a compreensão do momento histórico. Pela qualidade do texto, rigor científico e caráter inovador – ao cruzar distintas teorias e metodologias-, a banca indicou que o estudo seja publicado, pois contribui com a perspectiva dos estudos de midiatização, circulação, discursos e política.

Tese de Doutorado

Título: Mediações comunicativas do trabalho “criativo”: novos caminhos, mapas antigos

Autoria: Nathália Drey Costa 

Orientação: Prof.ª Dr.ª Liliane Dutra Brignol

A tese contribui para os estudos de comunicação e mundo do trabalho, destacando seu caráter inovador ao partir da teoria de Martín-Barbero, para investigar, sob uma perspectiva crítica, as mediações comunicativas do trabalho na indústria criativa brasileira. Destaca-se a experimentação metodológica, com a combinação de técnicas (questionários online, diários solicitados e entrevista em profundidade), em um período que compreendeu o início da pandemia de Covid19, com impacto nas ritualidades do trabalho e necessidade de adaptação da pesquisa. Como resultados, identificam-se as mobilidades do trabalhador criativo (a subjetividade neoliberal de uma classe trabalhadora multifacetada) mediadas por uma identidade adjetivada (focada na autonomia e na ideia de flexibilidade) e por uma cognitividade que negocia referências criativas (por meio da inovação e da repetição) e subjetividades criativas (motivação, propósito, cansaço mental, crise da criatividade). Observam-se fluxos do trabalho criativo situados na digitalização, na imaterialidade e na plataformização dos processos produtivos. Esses fluxos são mediados por tecnicidades (concentram essa imaterialidade e foco na experiência e vivência, entendendo a internet enquanto uma ferramenta possível de trabalho) e ritualidades (rotinização do cotidiano criativo e da internet como espaço de trabalho). Os tempos do trabalho criativo são mediados pelas identidades da multi-atenção e pelas tecnicidades da internet. Os espaços do trabalho criativo concentram as cognitividades da motivação e da noção da internet como “espaço potencialmente criativo” para o trabalho.

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