Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professores e estudantes do POSCOM participam de atividades na SAC



A Semana Acadêmica da Comunicação promovida pelo Diretório Acadêmico Mário Quintana (DACOM-UFSM) tem como propósito apresentar e debater temas de interesse dos estudantes dos quatro cursos de Comunicação Social da UFSM. Entre os convidados para participar como palestrantes estiveram professores, doutorandos e mestrandos do POSCOM que compartilharam suas experiências profissionais, de pesquisa e de vivência na pós-graduacão entre os dias 3 e 6 de abril de 2023.

A mesa de abertura, 03, foi com o Professor Visitante do POSCOM Celestino Joanguete e a doutoranda Alice Pavanello. O professor Celestino apresentou sua trajetória acadêmica internacional desde a saída de sua cidade natal, Maputo, em Moçambique, para estudar em Portugal. Falou sobre as universidades pelas quais passou na Europa e Estados Unidos e como construiu seu repertório de pesquisa. O professor, que atualmente integra o Departamento de Comunicação  da UFSM, destacou as adversidades que enfrentou ao longo da caminhada de estudos e como fez para superá-las. A doutoranda Alice contou sobre a experiência de fazer pesquisa nos Estados Unidos, na Tulane University, durante o doutorado em Comunicação. A pesquisadora falou sobre os caminhos possíveis e as preparações necessárias para quem pensa em fazer um intercâmbio, seja na graduacão ou na pós, a rotina no país estrangeiro, os desafios enfrentados com a língua e a cultura, além das vantagens da experiência internacional. 

As novas tecnologias e o mercado de trabalho foi o tema da conversa da qual participaram a mestranda Jenifer Cappellari e a doutoranda Karohelen Dias no segundo dia do evento, 05. Jennifer falou sobre tecnologias e plataformização da Comunicação, abordando as relações sociais, culturais e políticas que atravessam o desenvolvimento de novos artefatos. Karohelen direcionou a fala para as novas tecnologias incorporadas ao mercado de trabalho e compartilhou experiências sobre adaptação a ferramentas como o Chat GPT. 

À tarde, as integrantes do Projeto 50|50 promoveram um bate-papo com estudantes sobre equidade de gênero no campo da Comunicação Social. Alunas e alunos participaram de uma atividade interativa em que puderam expor os ideais, vontades e angústias relacionados ao mercado de trabalho e a academia. O projeto é coordenado pela professora do POSCOM Juliana Petermann e tem integrantes da graduação e pós-graduação. Fazem parte da equipe: Vitória Pereira (mestranda), Taciana Escandiel (mestranda), Carla Ernesto (doutoranda), Ariadni Loose (doutoranda), Fernanda Andres (Pós-doutoranda e Professora Drª na UNIPAMPA), Bárbara Martins (graduanda de PP), Isabela Sakae (graduanda de PP), Vitória Moraes (graduanda de PP).

A acessibilidade na Comunicação foi o tema a ser apresentado e debatido pela mestranda Samara Wobeto no último dia da SAC, 06. Na atividade, a pesquisadora falou sobre  a exploração da temática com enfoque no Jornalismo e nas práticas que devem ser incorporadas ao trabalho do comunicador como autodescrição, audiodescrição, descrição de imagens, legendagem para surdos e ensurdecidos e princípios de acessibilidade cromática para daltonismo. 

Professor e doutoranda compartilharam experiências acadêmicas no exterior
Integrantes do Projeto 50|50 falaram sobre equidade de gênero na Comunicação Social
Pós-graduandas falaram sobre tecnologias da Comunicação em mesa mediada pela professora Laura Storch
Acessibilidade na Comunicação e as práticas necessárias à inclusão fecharam as atividades da SAC

Texto: Alice Pavanello

Colaboração: Jennifer Cappellari, Karohelen Dias, Vitória Pereira, Samara Wobeto

Fotos: Samara Wobeto, Milene Eichelberger, Rodrigo Fuchs

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-2567

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes