Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Midiatização da ciência é tema da tese indicada ao Prêmio Capes 2023



O Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFSM informa a indicação da tese “MIDIATIZAÇÃO DE CIÊNCIA: A COMPLEXIDADE DA ABORDAGEM DE CT&I NA COBERTURA TELEJORNALÍSTICA NO BRASIL E EM MOÇAMBIQUE“, de autoria de Ulysses do Nascimento Varela, com orientação da profa. Dra. Ada Cristina Machado Silveira, ao Prêmio CAPES de Teses Edição 2023.

O trabalho foi avaliado por comissão foi constituída pelos professores Celestino Vaz Tomás Jone Joanguete, Laura Strelow Storch e Milena Carvalho Bezerra Freire De Oliveira Cruz, que recebeu a inscrição de uma tese, a partir de inscrição em edital específico, para ser avaliada como candidata ao Prêmio. A candidatura foi deferida pela comissão, sendo recomendada para representar o PPG por atender a todos os critérios da premiação e apresentar uma pesquisa que representa a qualidade dos trabalhos de investigação defendidos no Programa.

Na análise da comissão de avaliação, considerou-se que a Tese discute temática relevante para o campo de pesquisa em Comunicação e para as Ciências Sociais de forma ampliada. A mediatização da ciência é um tema extremamente relevante na atualidade, uma vez que a ciência e a tecnologia desempenham um papel cada vez mais importante em nossas vidas e na sociedade como um todo. A cobertura jornalística de ciência e tecnologia tem um papel crucial na disseminação de informações precisas e confiáveis sobre avanços científicos e tecnológicos, bem como na promoção do diálogo entre a comunidade científica e o público em geral. No entanto, a complexidade da abordagem de CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação) na cobertura telejornalística é um desafio enfrentado por muitos países, incluindo o Brasil e Moçambique.

A cobertura telejornalística de CT&I pode ser afetada por fatores como o sensacionalismo, a falta de conhecimento técnico e a pressão por audiência, o que pode levar a distorções na divulgação da ciência e na percepção pública sobre a ciência e tecnologia. Assim, a investigação sobre a mediatização da ciência, particularmente a cobertura telejornalística de CT&I no Brasil e em Moçambique, é extremamente pertinente e
pode contribuir para a compreensão de como a ciência e a tecnologia são apresentadas aos públicos nesses países. Além disso, o estudo pode fornecer insights valiosos para jornalistas, cientistas e formuladores de políticas públicas que buscam promover uma comunicação mais eficaz e precisa sobre CT&I. A mediatização da ciência é um tema amplamente estudado, mas a abordagem específica da cobertura telejornalística de CT&I em Moçambique é relativamente pouco explorada. Portanto, a comissão considerou que a pesquisa proposta apresenta um potencial significativo de contribuição original para o campo. De acordo com a ata da comissão, a pesquisa sobre a mediatização da ciência pode ter um impacto significativo na forma como a ciência é divulgada para o público em geral. A cobertura telejornalística de CT&I pode influenciar a percepção pública sobre a ciência e tecnologia, bem como impactar a formulação de políticas públicas e a tomada de decisões. Portanto, o estudo proposto é relevante para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social.

O Poscom parabeniza o pesquisador e sua orientadora, desejando sucesso ao trabalho na premiação nacional.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-2584

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes