Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professora do Poscom palestra na Universidade de Estocolmo



A professora do Poscom Ada Cristina Machado Silveira palestra no Nordic Institute of Latin American Studies at University of Stockholm. A atividade acontece no dia 3 de maio, às 18h (horário da Suécia).

Sua pesquisa intitula-se A mídia como agente securitizador. Ela considera que, diante da defasagem imposta pela midiatização à atividade jornalística, a concepção subjacente às suas práticas merece críticas quando há ênfase em medidas repressivas sob a justificativa de manutenção da ordem pública. A mídia como agente securitizador ainda é tida como condição para garantir um programa de segurança autoritário. As coberturas que se ocupam de operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), por exemplo, privilegiam reportagens sobre ondas de violência e atos que configuram criminalidade. Elas são documentadas de forma ostensiva e exemplar. Assim, ações coercitivas e paliativas que ignoram proposições preventivas e de justiça social definem a ordem da noticiabilidade atual no Brasil.

Ada Cristina Machado Silveira é professora titular do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil. Ela está finalizando sua estada como Senior Visiting Research Fellow CAPES-STINT no Departamento de Mídia e Comunicação da Sodertorn University, em Estocolmo, Suécia.

Mais informações: Nordic Institute of Latin American Studies 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-2589

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes