Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professora do Poscom lança obra na Feira do Livro

"Criação Publicitária", de Juliana Petermann, terá lançamento na tarde de quinta-feira (4)



Na quinta-feira (4), às 17 horas, o livro “Criação Publicitária”, da professora Juliana Petermann, será lançado na 50ª Feira do Livro de Santa Maria (RS). A obra busca construir uma base para disciplinas do início da graduação em Publicidade e Propaganda, bem como promover uma apresentação sobre as especificidades que envolvem a área. A publicação faz parte da coleção “Textos Introdutórios”, da Editora UFSM. O lançamento acontece na banca da livraria da universidade, no estande de número 11, localizado na Praça Saldanha Marinho.

A sinopse do livro indica o objetivo de apresentar a relevância da criação publicitária. O tema é aprofundado a partir da descrição de aspectos históricos, do conceito de criatividade, de funções e papéis profissionais, de possibilidades contemporâneas de atuação, além de técnicas e métodos de criação. Ainda, a obra discute questões éticas, dilemas relativos aos avanços tecnológicos e desafios no ensino de publicidade. Resultado de 16 anos de história de Petermann em docência, pesquisa e prática, a publicação é permeada por experiências relativas ao Poscom e, sobretudo, ao curso de Publicidade e Propaganda da UFSM.

*Juliana Petermann é publicitária e professora no curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM. Ministra as disciplinas de Criação Publicitária e Redação Publicitária há mais de 16 anos. Coordena o grupo Nós Pesquisa Criativa, o projeto de ensino “50|50: abrindo portas para a equidade de gênero na comunicação” e o projeto de extensão “4C: Observatório e Laboratório de Marcas da Quarta Colônia”. Foi escolhida professora do ano, recebendo o Prêmio Destaque em Ensino na UFSM, em 2017. Em 2021, integrou a lista das 30 vozes que lutaram para mudar a indústria da comunicação, organizada pelo coletivo Papel & Caneta. Em 2022, recebeu o troféu Professora do Ano, concedido pela Associação Riograndense de Propaganda. É autora do livro Cartografia da criação publicitária e coautora do livro Criação publicitária: desafios no ensino. É mãe do Moreno, um rapazinho curioso e muito criativo.

Foto: Vanessa Marconato

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-2591

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes