Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

I Seminário Internacional de Comunicação Antirracista, Feminista e Interseccional promovido pelo Poscom reúne quase 200 participantes

No último dia 27, o Poscom - UFSM promoveu o ISICAFI 2023



Nesta segunda-feira, 27, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Poscom) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com apoio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI – UFSM) e da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (SEDUFSM), promoveu o I Seminário Internacional de Comunicação Antirracista, Feminista e Interseccional (ISICAFI) 2023. O evento, que ocorreu no Salão Imembuí, situado no prédio da Reitoria da Instituição, contou com a participação de quase 200 pessoas, com certificações de presença.

A Professora Doutora Juliana Petermann, coordenadora do Poscom, relata que o ISICAFI faz parte de uma série de atividades do programa para implementação das políticas de ações afirmativas. Segundo ela, o objetivo é fazer da ciência ferramenta de transformação, em busca de subverter os mapas, inverter os centros, ampliar os sentidos, trocar os paradigmas e as epistemologias. “Observamos a Comunicação e a Pesquisa como ferramenta de empoderamento, de diversidade e de ser, com toda a sua potência, antirracista, feminista e interseccional. O evento foi um sucesso, o que demonstra que estes propósitos são compartilhados”, expressa.

A programação do seminário ocorreu durante os períodos da manhã e da tarde. A abertura teve início às 8h30, seguida pela Mesa 1 – Comunicação Antirracista, às 9h. A Mesa 2 – Comunicação, Classe e Colonialismo começou às 11h. O evento retomou às 14h com a apresentação do Observatório, seguido pela Mesa 3 – Comunicação e Feminismos, às 15h. O seminário foi encerrado com um momento de confraternização às 18h.

A primeira mesa contou com a participação da Mestra Winnie Bueno, pesquisadora (UFRGS) e ativista, e da Professora Doutora Fernanda Carrera (UFSM), com mediação do Professor Doutor Anderson Luiz Machado dos Santos (UFSM). A segunda mesa reuniu a Professora Doutora María Belén Espoz Dalmasso (Universidad Nacional de Córdoba) e o Professor Doutor Celestino Joanguete (UFSM e Rede Brasil – Moçambique e Angola), com mediação do Professor Doutor Flavi Ferreira Lisboa Filho (UFSM). Na terceira mesa, estiveram presentes a Professora Doutora Maria Laura Schaufler (Universidade de Entre Rios) e a Professora Doutora María Carolina Justo Van Lurzer (Universidad de Buenos Aires), sob a mediação da Professora Doutora Milena Freire (UFSM). A apresentação do Manifesta – Observatório de Gênero e Desigualdades foi conduzida pelas Professoras Doutoras Milena Freire, Juliana Petermann (UFSM) e Laura Wottrich (UFRGS).

 

Texto: Anna Júlia da Silva | Poscom

Fotos: Diovana dos Santos e Julian de Medeiros | Poscom

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-3055

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes