Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Docentes do POSCOM atuam como professoras visitantes na Espanha pelo projeto CAPES PrInt da UFSM



Desde dezembro de 2023, as docentes Márcia Franz Amaral e Liliane Dutra Brignol, vinculadas à linha de Mídia e Identidades Contemporâneas do Poscom, atuam como professoras visitantes sênior em instituições espanholas, no marco do “Projeto de Internacionalização – PrInt UFSM – Subprojeto Informação e Tecnologia” (Edital Nº18 de 12/05/2023).

A professora Márcia Franz Amaral realiza atividades na Universidad Rey Juan Carlos junto ao Grupo Universitario de Investigación en Mediación y Comunicación (GUIMEDCOM) e a Cátedra UNESCO de Investigación en Comunicación(https://www.comunesco.com/?lang=en) até março de 2024. Integrante do grupo de
pesquisa “Estudos de jornalismo”, participa de investigação ligada ao Observatorio de la Comunicación del Cambio Climático (https://observatoriocomunicacc.es/) com a supervisão do professor Carlos Lozano Ascencio, com quem a docente desenvolve trabalhos em conjunto desde 2014. Entre as publicações conjuntas já realizadas, destaca-se o livro Periodismo y desastres: multiples miradas (2019) que integra a Collecció Atlántica de Comunicación, uma parceria entre a Editora da Universidade Oberta de Catalunya (UOC) e o Institut de la Comunicació da Universitat Autònoma de Barcelona (InCom-UAB).

No período em que a professora está na Universidad Rey Juan Carlos, participa de duas pesquisas. A primeira é intitulada “Da climatologia à antropologia: questões sobre a cobertura jornalística de eventos extremos e desastres relacionados às mudanças climáticas”, já iniciada no Brasil com apoio do CNPq, e dedica-se agora a entrevistas com cientistas espanhóis. A segunda, “Seguimiento informativo de fenómenos meteorológicos extremos relacionados con el cambio climático”, ligada à Cátedra Unesco, investiga a cobertura jornalística de desastres ligados a eventos climáticos extremos no Brasil, Peru e Espanha. Em 18 de dezembro, esteve no evento Jornadas Estudiantes y ODS da Universidad de Cadiz, onde a professora é investigadora associada ao Instituto Universitario de Investigación para el Desarrollo Social Sostenible (INDESS).

De dezembro de 2023 a maio de 2024, Liliane Dutra Brignol atua como professora visitante no Instituto de la Comunicación – InCom – da Universidade Autônoma de Barcelona – UAB. No período, desenvolve o projeto “Tecnopolítica, ativismo migrante e interculturalidade”, que prevê um conjunto de ações de cooperação científica e atualização de conhecimentos na área da Informação e Tecnologia, a partir do intercâmbio acadêmico nas áreas da investigação teórica, da formação metodológica e da investigação empírica, de caráter exploratório, sobre o tema central proposto.

Trata-se de uma oportunidade de aprofundar vínculos de colaboração com o “Grupo Internacional de Estudos sobre Comunicação e Cultura” (2021/SGR-00179), coordenado pela profa. Dra. Amparo Huertas Bailén, em especial a linha “Comunicación y Diversidad”. O grupo está inserido no Instituto da Comunicação da Universidade Autônoma (InCom-UAB), um centro de investigação interdepartamental da UAB, com projeção interuniversitária e com vocação internacional, que acolhe projetos de investigação com financiamento espanhol e europeu e vem se destacando, desde sua criação em 1997, pelo estudo de temas como mídia, migração e cidadania, a partir de sua interface comunicacional.

Atualmente, a professora Huertas dirige a Cátedra da Unesco para Comunicação e coordena, entre outros projetos, a investigação “Polarización social e interculturalidad: el seguimiento de la actualidad política por parte de la juventude migrante y autóctona desde una mirada interseccional” (PID2021 – 125032OB-100), financiada pelo “Ministerio de Ciencia e Innovación: Proyectos de Generación de Conocimiento 2021”, que guarda relação com o plano de trabalho proposto no contexto do projeto Capes PrInt, ao voltar o olhar para a relação entre apropriações das tecnologias da mídia e a participação política da comunidade migrante.

Foto: Professoras Liliane Dutra Brignol e Amparo Huertas Bailén em reunião de trabalho no InCom – UAB

 

Foto: Professores Márcia Franz Amaral e Carlos Lozano Ascencio nas Jornadas Estudiantes y ODS da Universidad de Cadiz em 18 de dezembro de 2023.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-3112

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes