Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Resultado da chamada interna para Prêmio Compós 2024



A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFSM divulga os trabalhos selecionados na chamada interna para o Prêmio Compós de Teses e Dissertações da Compós 2024 Eduardo Peñuela de 2024.

A dissertação indicada é a pesquisa “Meio ambiente no debate público: o discurso parlamentar bolsonarista na (re)construção do estado brasileiro‘”, de autoria de Wellington Felipe Hack, sob orientação do prof. Dr. Reges Schwaab.

Como melhor tese, a indicação foi para a pesquisa “Risco é notícia? A relevância jornalística dos riscos nos grandes desastres da mineração brasileira”, de Elise Azambuja Souza, orientada pela profa. Dra. Márcia Franz Amaral.

No total, foram inscritos 05 trabalhos para a categoria de Mestrado e 02 trabalhos para a categoria de Doutorado. A comissão de seleção foi constituída pelas docentes Fernanda Elouise Budag, Marília de Araújo Barcellos, e pelos docentes Celestino Vaz Joanguete e Cássio dos Santos Tomaim. Foram considerados os critérios de: relevância e atualidade do tema; logicidade da estrutura do trabalho; pertinência e solidez do suporte teórico; rigor metodológico; qualidade redacional e adequação às normas cultas da Língua Portuguesa; originalidade da proposta (para as teses). 

Em função dos prazos, o colegiado também aprovou a indicação de ambos os trabalhos para o Prêmio Intercom de Pesquisa em Comunicação, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). 

A coordenação destaca a qualidade de todos os trabalhos inscritos, agradece o trabalho da Comissão Avaliadora, a participação das pessoas inscritas e as parabeniza pelas pesquisas que representarão o Poscom no Prêmio Compós 2024 e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM).

 

Conheça mais sobre os trabalhos indicados:

Dissertação de Mestrado

Título: Meio Ambiente no debate público: o discurso parlamentar bolsonarista na (re)construção do Estado Brasileiro

Autoria: Wellington Felipe Hack

Orientação: Prof. Dr. Reges Schwaab 

Frente à crise climática e ao avanço de movimentos de extrema direita, que convergem para uma mudança significativa nos processos comunicacionais, a dissertação destaca a relação entre níveis discursivos na modificação das estruturas do Estado brasileiro – especialmente em aspectos ambientais. Amparado pela Análise do Discurso e pela Filosofia, o trabalho explora como a (re)configuração discursiva e os atravessamentos linguísticos contribuem para a modificação da conversação pública. É seu objetivo compreender como a mídia e os discursos de deputados federais sustentam as posições defendidas pelo movimento político-discursivo bolsonarista. Articula-se, no texto, três movimentos de estudo: a compreensão do discurso do Estado Brasileiro (presidente), a interdiscursividade nas vozes do Soberano (deputados federais) e como isso chega ao debate público pelas notícias. Por fim, debatemos uma nova proposta de jornalismo para esse cenário de modificação do Estado e de emergência climática.

Tese de Doutorado

Título: Risco é notícia? a relevância jornalística dos riscos nos grandes desastres da mineração brasileira

Autoria: Elise Azambuja Souza

Orientação: Prof.ª Dr.ª Márcia Franz Amaral.

Aprovada com louvor e indicada a concorrer a prêmios em sua ata, a tese trata de um tema um tanto negligenciado pela produção científica: a relevância dos riscos para o jornalismo. Mescla suportes teóricos diversificados, entrelaçando-os com as concepções em voga utilizadas pela Defesa Civil. A partir de uma refinada metodologia, faz uma inédita costura dos eixos teóricos com os dados empíricos. O recorte da menção aos riscos pelo jornalismo na linha do tempo de dois desastres (o antes e o depois) é produtivo. A partir da ideia de que o jornalismo tem importante papel na prevenção e alerta, questiona-se: Afinal, o que ainda não ocorreu pode/deve se tornar notícia? Utiliza de rico material gráfico em que figuras explicativas sistematizam e resumem os resultados. A partir da constatação de que o jornalismo só consegue se associar às coberturas de crises já postas, desvenda intrincados aportes acerca do que pode o jornalismo acerca da prevenção de desastres.

_______

Coordenação do Programa de Pós Graduação em Comunicação – UFSM
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-3214

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes