Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor do Poscom inicia atividades na França

Jairo Ferreira é professor visitante na Université Grenoble Alpes (UGA)



Desde a última terça-feira (5), o professor Jairo Ferreira, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Poscom) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), iniciou as suas atividades como professor visitante na Cátedra da Unesco, sob a responsabilidade do Gresec, laboratório de pesquisa do Institut de la Communication et des Médias (Échirolles, França). O foco de suas pesquisas é “Circulação e Regulação dos Meios de Comunicação: racismo, etnocídio e genocídio no contexto brasileiro” (Circulation et Regulation des Medias: racisme, ethnocide et genocide dans le contexte bresilien), buscando inferências epistemológicas dentro da linha de mediatização e dos processos sociais, especialmente no campo da Comunicação no Brasil.

A Cátedra da Unesco em Comunicação (https://orbicom.ca) reúne investigadores, professores e profissionais de Comunicação de todo o mundo para promover a investigação interdisciplinar, a inovação educacional e a difusão do conhecimento, com ênfase na liberdade de informação, educação para os meios e comunicação responsável na era digital. Desde 1997, a Cátedra da Unesco-Gresec recebe um professor reconhecido por suas atividades internacionais, para ministrar cursos no mestrado e doutorado vinculado ao Gresec.

Além das atividades institucionais de cooperação científica e elaboração de projetos partilhados, no âmbito do Poscom e da Rede Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, o professor Jairo Ferreira ministrará cursos e comunicações de pesquisa, abordando temas como: “Ação Pública e Desafios da Digitalização” (Action Publique et Enjeux de la Numérisation), “Comunicação Internacional” (Communication Internationale), “Mediatização e Epistemologia: reflexão teórica e metodológica numa perspectiva sociossemiótica” (Médiatisation et Épistémologie: réflexion théorique et méthodologique dans une perspective socio-sémiotique), “Plataforma e Algoritmos” (Plateforme et Algorithmes) e “Racismo & Plataformas: descolonização do digital” (Racisme & plateformes: décolonisation du numérique). Também participará do Seminário do Gresec sobre dinâmicas de pesquisa internacional (Séminaire du Gresec – Echanges sur les dynamiques de recherche à l’international), com foco em perspectivas sobre o Brasil e a América Latina.

Jairo Ferreira é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM, Pesquisador Produtividade em Pesquisa 1E CNPq. Possui doutorado em Informática na Educação pela UFRGS, com pesquisa realizada nos Arquivos Jean Piaget e na Unidade de Tecnologias Educacionais da School of Psychology and Education, University of Geneva, e pós-doutorado em Comunicação pela Universidad Nacional de Rosario (UNR), na Argentina. Atualmente, é professor visitante no Institut de la Communication et des Médias, na França.

Mais informações: jairo.ferreira@ufsm.br.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-3230

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes