Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Poscom e Cátedra Unesco de Comunicação se unem em ciclo online sobre Comunicação Brasil-Espanha

Os encontros irão abordar migração, mudança climática e prática jornalística



Nos dias 11, 18 e 25 de abril, as professoras Liliane Dutra Brignol e Marcia Franz Amaral, juntamente com a doutoranda Gibsy Caporal, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Poscom) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), estarão participando do ciclo online “Diálogos Brasil-España en torno a la Comunicación: Interculturalidad, cambio climático y práctica periodística”. Cada um dos três encontros abordará um eixo temático específico: migração, mudança climática e prática jornalística. A participação requer inscrição prévia, acessível através do seguinte link: https://forms.gle/r4VYaQuoiaDxjwqy8. O evento acontecerá via Google Meet.

O objetivo principal do ciclo é promover a cooperação e a divulgação científica por meio do intercâmbio transnacional. Essa iniciativa faz parte do Projeto Capes/PrInt (Universidade Federal de Santa Maria – Brasil), em colaboração com a Cátedra UNESCO de Comunicação do Instituto de Comunicação (Universitat Autònoma de Barcelona – Espanha). A cada sessão, equipes de pesquisa do Brasil e da Espanha, compartilhando áreas de estudo similares, se reunirão para discutir suas experiências e pesquisas.

PROGRAMAÇÃO (14h – Brasil / 19h – Espanha):

11 de abril de 2024 – O estudo das migrações: interculturalidade e interseccionalidade

Liliane Dutra Brignol (Universidade Federal de Santa Maria) conversa com Amparo Huertas (Universitat Autònoma de Barcelona)

Resumo: O tratamento informativo dos movimentos migratórios têm sido amplamente estudado, mas o trabalho do Grupo Internacional de Estudos sobre Comunicação e Cultura (InCom-UAB) tem se concentrado na experiência da população migrante como audiência. O consumo midiático, o uso da tecnologia na defesa de seus direitos ou como a desinformação e a polarização afetam seu cotidiano definem seu trabalho. Este encontro servirá para debater as dificuldades de introduzir nas propostas metodológicas a noção de identidade, chave nesses estudos.

18 de abril de 2024 – Mudanças climáticas e comunicação de crise na cobertura jornalística

Márcia Franz Amaral (Universidade Federal de Santa Maria) conversa com Carlos Lozano Ascencio (Universidad Rey Juan Carlos)

Resumo: O encontro girará em torno da Comunicação de Riscos e Catástrofes, especialmente sobre a crise climática. Serão apresentados estudos realizados em conjunto pela Cátedra UNESCO de Pesquisa em Comunicação e pelo Grupo Universitário de Pesquisa em Mediação e Comunicação (Universidad Rey Juan Carlos) e o trabalho do Observatório de Comunicação da Mudança Climática na Espanha (Grupo de Pesquisa Mediação Dialéctica da Comunicação Social da Universidad Complutense de Madrid e da Fundação Ecologia e Desenvolvimento).

25 de abril de 2024 – A prática jornalística diante do poder global

Gibsy Caporal (Universidade Federal de Santa Maria) conversa com Rosalba Guadalupe Mancinas Chavez (Universidad de Sevilla)

Resumo: Ao longo da história, a comunicação evoluiu junto com os avanços tecnológicos. Atualmente, com a Inteligência Artificial e o domínio dos dados, a comunicação torna-se um fator chave nas sociedades democráticas. Neste contexto, acreditamos ser necessário refletir sobre o papel da comunicação diante do poder global e o papel do jornalismo (dos e das jornalistas), com especial ênfase no impacto que este avanço tecnológico tem para seu desempenho profissional.

 

*Com informações do Instituto de Comunicação da Universidade Autônoma de Barcelona (InComUAB).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-3331

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes