Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Bate-papo organizado pelo CONFERP marcou o lançamento do livro “Estratégias de Comunicação e Relações Públicas em Contextos Organizacionais Emergentes”



O evento reuniu professores, pesquisadores e profissionais para debater os contextos comunicacionais e relacionais emergentes nas organizações.

Na tarde desta quinta-feira, 11 de abril, o Conselho Federal de Relações Públicas (CONFERP), em parceria com o Grupo de Pesquisa em Comunicação Institucional e Organizacional (Gcinco/UFSM/CNPq) e com o apoio do Conselho Regional de Relações Públicas 4ª região (CONRERP4), realizou um bate-papo com os autores do livro Estratégias de Comunicação e Relações Públicas em contextos organizacionais emergentes, organizado pelos professores Maria Ivete Trevisan Fossá, Fábio Frá Fernandes e Gibsy Lisiê Caporal Soares. 

O evento aconteceu na Sede do CONRERP4, no Salão Nobre “Relações-Públicas Jerônimo Braga”, e contou com a presença de alguns autores, como o professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e cofundador da Sociedade Educativa Observatório da Comunicação Institucional (O.C.I), Manoel Marcondes Machado Neto, a Conselheira do CONFERP, Valmíria Balbinot, a Jornalista Maria Luiza de Carvalho de Grandi, além do professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, autor e um dos organizadores da obra, Fabio Frá Fernandes.

Durante o bate-papo, discutiu-se a importância da obra para o avanço dos estudos no campo das Relações Públicas e Comunicação, bem como sua relevância para profissionais e estudantes, diante das temáticas atuais abordadas em cada um dos treze capítulos do livro. Posteriormente, cada autor apresentou seus respectivos capítulos. Os autores também ressaltaram o notável trabalho realizado pelo grupo de pesquisa em Comunicação Institucional e Organizacional, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. O grupo, liderado pelas professoras Maria Ivete Trevisan Fossá e Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello, tem dedicado os últimos 30 anos à investigação das interações comunicativas entre instituições, organizações e o ecossistema midiático.

Ao longo de sua jornada o grupo de pesquisa, um dos mais antigos do Brasil, tem desempenhado um papel fundamental na formação de dezenas de bacharéis, mestres e doutores, gerando conhecimento técnico-científico de excelência e com impacto reconhecido tanto nacional quanto internacionalmente em diversas áreas da Comunicação. Além disso, tem sido um elemento-chave na consolidação do campo das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional. 

“São as universidades públicas, especialmente as federais, responsáveis por mais de 90% da produção de conhecimento no Brasil. Nosso grupo de pesquisa tem muito orgulho de fazer parte desse percentual ao longo das últimas três décadas. O livro ‘Estratégias de Comunicação e Relações Públicas em contextos organizacionais emergentes’, ao reunir estudiosos nacionais e internacionais de referência, aprofunda as reflexões sobre as dinâmicas teórico-práticas do atual cenário sócio-organizacional midiático, influenciado por lógicas algorítmicas, plataformização e tecnologias de inteligência não-humana. É mais um exemplo bem-sucedido da importância das instituições públicas de ensino superior para o avanço da ciência em nosso país”, destacou Fabio Frá Fernandes, um dos organizadores da obra. 

“De acesso gratuito, nosso livro, que contempla 14 autores, reflete o empenho, a dedicação e o trabalho coletivo desses profissionais-pesquisadores que dedicam seu tempo, muitas vezes sem financiamento, para que o campo das Relações Públicas possa continuar a se desenvolver, mas principalmente, para atualizar não apenas as teorias, mas o campo de práticas diante dos cenários dinâmicos e complexos que nossa sociedade tem experimentado dia após dia. É nosso dever, enquanto grupo de pesquisa vinculado a uma universidade pública, proporcionar à população acesso a conteúdo relevante, atual e coerente com suas demandas”, concluiu. 

Além de convidados de outros setores da sociedade, participaram do evento conselheiros do CONFERP e CONRERP4, professores e profissionais de Relações Públicas e Comunicação de Porto Alegre e região metropolitana.

O livro Estratégias de Comunicação e Relações Públicas em contextos organizacionais emergentes está disponível para leitura online ou download em PDF, de forma gratuita, diretamente no site da Editora Poisson, responsável pela publicação da obra: https://poisson.com.br/2018/produto/estrategias-de-comunicacao-e-relacoes-publicas/

 

Autores e Conselheiros CONFERP e CONRERP4 - Foto por: Henrique Alonso
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-3375

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes