Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professora do Poscom é entrevistada em artigo internacional sobre percepção da pesquisa nórdica em Mídia e Comunicação

Professora Ada Silveira (POSCOM/UFSM) contribui em artigo do Nordicom sobre a visão externa da academia nórdica



Foi publicado no dia 9 de abril de 2025, no site da NordMedia Network, o artigo Your Work, Their Words: How Others See Us (O que os outros pensam de nós?), que reúne percepções de pesquisadores de diferentes países sobre a produção acadêmica em mídia e comunicação nos países nórdicos. Entre os entrevistados está a professora Ada Silveira, do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (Poscom/UFSM).

A publicação é uma iniciativa do Nordicom, o Centro de Pesquisa de Mídia Nórdica da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, e busca refletir sobre como os acadêmicos da região são vistos por colegas estrangeiros. A professora Ada Silveira compartilha na matéria sua experiência como professora visitante sênior na Södertörn University, entre 2022 e 2023, oportunidade viabilizada pelo programa CAPES-STINT de cooperação acadêmica internacional.

Segundo a docente, sua percepção sobre a pesquisa em comunicação nos países nórdicos foi fortemente influenciada por sua atuação na Rede Internacional sobre Midiatização e Processos Sociais, além do contato direto com instituições suecas. “Deparei-me com um panorama variado de temas e perspectivas teórico-metodológicas. Acredito que a precisão de seus estudos torna seu ponto de vista bastante perceptível e preciso, um aspecto muito relevante”, afirma.

Ada também destaca a especificidade do olhar nórdico para temas como a digitalização e as transformações sociais contemporâneas: “Quando tento estabelecer algum parâmetro comparativo entre os pesquisadores que conheci na Suécia e meus colegas na América Latina, a marca nórdica se destaca, caracterizada pelo impacto da digitalização em diferentes esferas da vida social e em muitos países do mundo, mas também dedicada a uma compreensão enriquecida da Europa e de suas questões sociais”.

Artigo completo (em inglês) no site da NordMedia Network: Your Work, Their Words: How Others See Us

 

Texto: Alice Melo Xavier | Mestranda (Poscom/UFSM)

Revisão: Anna Júlia C. da Silva | Doutoranda (Poscom/UFSM)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-4044

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes