A pesquisadora Simone Munir Dahleh, egressa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (Poscom/UFSM), foi a vencedora do Prêmio Compós de Teses Eduardo Peñuela Cañizal 2025 com o trabalho “A trama tecida por mulheres palestinas: relatos biográficos dos usos táticos de tecnologias digitais”, orientado pela professora Liliane Dutra Brignol. O Prêmio reconhece os melhores trabalhos acadêmicos na área de Comunicação no Brasil. A premiação será entregue durante o 34º Encontro Anual da Compós, realizado de 10 a 13 de junho, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

A obra busca demonstrar como mulheres comuns utilizam as tecnologias digitais como táticas em seus cotidianos, ou seja, como formas de atravessar as adversidades em contextos que lhes são desfavoráveis. O trabalho se baseia em relatos biográficos de dez mulheres migrantes ou descendentes de palestinos que vivem no Brasil.
Em nota, a Professora Coordenadora Aline Roes Dalmolin destacou: “O Poscom parabeniza Simone e Liliane por esta maravilhosa conquista e agradece também ao trabalho dos docentes que atuaram na Comissão Interna de indicação dos trabalhos (Rejane Pozobon, Carlise Schneider, Reges Schwaab, Fernanda Budag e Marília Barcellos), bem como à professora Laura Storch, que atuou na Comissão Julgadora da Compós”.
A tese está disponível para consulta no repositório digital da UFSM:
A lista completa dos premiados pode ser acessada no site da Compós.