A revista científica Brazilian Journalism Research (BJR), editada pela professora Laura Storch, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (Poscom/UFSM), conquistou uma posição de destaque no cenário internacional da pesquisa em Comunicação. De acordo com o Scimago Journal Ranking (SJR) 2024, a BJR é a revista de Comunicação mais bem avaliada no Brasil e ocupa o 2º lugar na América Latina.
O ranking é uma das principais métricas internacionais de impacto científico, com base na base de dados Scopus (Elsevier), e considera critérios como qualidade editorial, número de citações e influência acadêmica. A BJR foi classificada no estrato Q2, com um índice de impacto de 0,34, consolidando-se como referência internacional na área.
Para a editora Laura Storch, o resultado reflete um trabalho coletivo: “Este reconhecimento internacional demonstra a solidez da trajetória do periódico e o esforço coletivo de pesquisadores de diferentes partes do mundo, reafirmando o papel da BJR como um espaço de excelência na área”. A BJR é uma publicação científica dedicada a pesquisas em Jornalismo e Comunicação, com artigos em português, inglês e espanhol.
Acesse:
Texto: Alice Melo Xavier | Mestranda (Poscom/UFSM)
Revisão: Anna Júlia C. da Silva | Doutoranda (Poscom/UFSM)