Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Doutoranda do Poscom integra júri do Prêmio de Jornalismo Digital Socioambiental promovido pela Ajor e pela Embaixada do Reino Unido

Anna Júlia Carlos da Silva, que desenvolve pesquisa sobre jornalismo socioambiental no doutorado, foi jurada convidada da premiação



Anna Júlia Carlos da Silva, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (Poscom/UFSM) e integrante do milpa – laboratório de jornalismo (CNPq/UFSM), foi convidada a compor o júri do Prêmio de Jornalismo Digital Socioambiental, organizado pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor) em parceria com a Embaixada do Reino Unido no Brasil. No doutorado, a pesquisadora dá continuidade aos estudos sobre jornalismo socioambiental iniciados no mestrado.

A premiação homenageia o jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista brasileiro Bruno Pereira e faz parte das comemorações dos 200 anos de relações diplomáticas entre Reino Unido e Brasil. Na categoria Melhor Reportagem Socioambiental, venceu “O futuro do Marajó”, cobertura especial de Alice Martins Morais, publicada por ((o))eco. Já em Melhor Cobertura Socioambiental Local, a série “Impacto dos Agrotóxicos”, de Karyne Gomes, veiculada por O Povo+, foi a premiada. Cada vencedora recebeu R$ 10 mil.

A cerimônia ocorreu em 7 de junho de 2025, no Rio de Janeiro, durante o Festival 3i, que reúne profissionais de jornalismo digital, comunicadores indígenas, pesquisadores e representantes de organizações nacionais e internacionais. O evento contou com patrocínio do Google e Luminate, apoio da Ford Foundation, Instituto Serrapilheira, Embaixada Britânica, IFPIM (International Fund For Public Interest Media), ITS Rio, Projor, Cenarium, Aos Fatos e ESPM. São parceiros do evento: ICFJ (International Center for Journalists), JournalismAI, Pulitzer Center, SembraMedia e Greenpeace.

A participação no júri da premiação destaca a inserção de pesquisadores do Poscom/UFSM em espaços de relevância voltados à inovação, ao jornalismo independente e à defesa de direitos socioambientais.

Anna Júlia C. da Silva, doutoranda do Poscom.
Cerimônia do Prêmio de Jornalismo Digital Socioambiental. Imagem: Gabi Falcão.

*Arte destacada: Ajor/Divulgação.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-4145

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes