Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ejor colabora com a pesquisa sobre consumo de informações por universitários



O Grupo de Estudos em Jornalismo (Ejor) está colaborando com a pesquisa “Tecnologia, Notícia e Família. Perfis de consumo de tecnologia de informação e comunicação nas famílias brasileiras e seus impactos no cotidiano familiar”.

A pesquisa foi contemplada com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da chamada CNPq/MCTI/FNDCT nº 18/2021, e é conduzida por pesquisadores da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec), vinculada à Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Na UFSM, a pesquisa conta com a coordenação da professora Laura Strelow Storch

O objetivo da investigação é analisar como o consumo de meios de comunicação e informação digitais, mídias sociais, mensageiros e outras aplicações, pode impactar o cotidiano familiar de jovens universitários de diferentes estados brasileiros, no contexto de convergência tecnológica. O público-alvo do questionário é formado por jovens universitários que cursam graduação nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

A professora Laura Storch, coordenadora do Ejor, destaca a importância da participação dos estudantes do interior do Rio Grande do Sul. Para ela, “Compreender como as tecnologias de informação e comunicação atravessam o cotidiano das famílias brasileiras é essencial para pensar os impactos da cultura digital nas relações sociais, afetivas e educativas. Nesse sentido, garantir a participação de estudantes do interior do estado é fundamental para ampliar a representatividade da pesquisa e revelar dinâmicas informacionais que muitas vezes ficam à margem dos grandes centros urbanos, mas que são igualmente atravessadas pela conectividade, pelo consumo de notícias e pelas práticas mediadas por telas no dia a dia familiar.

Os procedimentos de coleta de dados envolvem a resposta a este questionário, que é composto por questões objetivas, e tem previsão de 10 minutos para resposta completa. Se você se enquadra no público alvo, responda a pesquisa pelo link: https://forms.gle/WTmXHUEuoxHE1DsW8

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-4189

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes