A doutoranda Anna Júlia Carlos da Silva e a mestranda Bárbara Martins Pires, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (Poscom/UFSM), foram reconhecidas no Prêmio Intercom de Pesquisa em Comunicação 2025 por trabalhos defendidos em 2024. Neste ano, a premiação ocorre em setembro, no Centro Universitário FAESA, em Vitória, no Espírito Santo. As pesquisadoras receberão certificados e troféus.
A doutoranda Anna Júlia conquistou o 3.º lugar na categoria Mestrado Acadêmico. A dissertação “O lugar do jornalismo diante das emergências socioambientais nos discursos de repórteres” foi desenvolvida sob orientação do professor Reges Schwaab. A obra, em diálogo com perspectivas críticas latino-americanas, analisa os discursos de jornalistas fundadores da iniciativa amazônica independente Sumaúma: Jornalismo do centro do mundo, destacando práticas não-hegemônicas que emergem em resistência às estruturas tradicionais do campo.
A mestranda Bárbara conquistou o 2.º lugar na categoria Graduação, com o trabalho “Nem homem, nem branca: a institucionalização de práticas contra-hegemônicas por mulheres racializadas na publicidade”, orientado pela professora Juliana Petermann. A pesquisa aprofundou questões étnico-raciais e de gênero sobre mulheres racializadas através de práticas institucionalizadas de viés contra-hegemônico na publicidade.
A premiação, promovida pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), tem como objetivo valorizar a produção científica de qualidade da área em nível nacional, avaliando critérios como contribuição acadêmica, relevância e atualidade, abordagem teórico-metodológica e qualidade textual.
A dissertação e o TCC podem ser acessados no Manancial da UFSM.