
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (Poscom/UFSM) comemora, em 2025, duas décadas de criação. A iniciativa, sediada no interior do Rio Grande do Sul, fortalece a política de interiorização do ensino superior e, em união entre técnicos, docentes, discentes e egressos, contribui para a formação de pesquisadores e a produção científica de qualidade. Desde 2005, essa força da comunidade acadêmica é construída diariamente em sala de aula, bancas examinadoras, grupos de pesquisa e eventos.
Para marcar este ano, uma programação especial está prevista para os próximos meses.
As atividades foram oficialmente apresentadas à Reitoria da UFSM no dia 8 de agosto de 2025, em uma visita das professoras Aline Dalmolin, Eugenia Barichello, Maria Ivete Trevisan Fossá, Fernanda Sagrilo Andres e da egressa Fabrise Müller, que foram recebidas pelo reitor Prof. Luciano Schuch e pelos pró-reitores. O reitor, que confirmou presença na abertura oficial, destacou a importância do Programa para a Universidade em conversas inspiradoras sobre a trajetória docente e institucional.
Principais eventos previstos
Quinta-feira, 21 de agosto, às 17h30, no Auditório do CCSH (prédio 74C): Abertura Oficial. O evento, integrado à VII Jornada de Pesquisadores em Recepção, contará com uma conferência ministrada pela professora Maria Immacolata Vassallo de Lopes (USP) e pelo professor Omar Rincon (Universidad de los Andes, Colômbia).
Terça-feira, 26 de agosto, na Praça Saldanha Marinho: Poscom na Feira do Livro de Santa Maria. Às 16h, ocorrerá uma sessão de autógrafos com produções bibliográficas de docentes e discentes no espaço de lançamentos coletivos. Às 17h, no Estande da UFSM, um bate-papo sobre “Poscom na Comunidade”.
Quarta-feira, 17 de setembro, às 18h, no Hotel Itaimbé: Jantar Comemorativo. Palestra “Entre histórias e memórias: a trajetória de sucesso do Poscom”, seguida de um jantar de confraternização (mediante adesão pelo e-mail 20anosposcom@ufsm.br).
Sábado, 25 de outubro, a partir das 11h, no Rancho Campolino: Confraternização no campo: um reencontro com afeto e belas paisagens. Almoço de integração (mediante adesão pelo e-mail 20anosposcom@ufsm.br).
Novembro – dia e local a confirmar: Apresentação do documentário “20 anos Poscom: uma força de comunidade acadêmica”.
A comunidade acadêmica e a sociedade em geral estão convidadas a acompanhar e participar das celebrações. Novidades, detalhes e eventuais alterações serão divulgadas também no perfil @poscomufsm no Instagram. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail 20anosposcom@ufsm.br.
Livros a serem lançados
– Comunicação pública: Mídia e políticas de comunicação. Organizadoras: Jaqueline Quincozes Kegler e Daiana Stasiak;
– Pensando com McLuhan: as relações entre mídia, comunicação e inovação na universidade. Autor: Fabio Frá Fernandes;
– Publicidade contemporânea Pensamentos brasileiros – vol. 2. Organizadores: Fernanda Sagrilo Andres, Juliana Petermann e Mondini Ozorio de Souza;
– Midiatizações Sul e Norte: Perspectivas epistemológicas e empíricas no Brasil e na Suécia. Organizadores: Jairo Ferreira, Göran Bolin, Ada C. Machado da Silveira e Isabel Löfgren;
– Comunicação criativa nas organizações: insights e estratégias. Organizadores: Fabio Frá Fernandes, Marcela Guimarães e Silva e Camila Rodrigues Pereira;
– Apre[e]nder publicidade: Movimentos publicitários na hipermediatização – Volume 3. Organizadores: Fabiano Maggioni, Milena Freire de Oliveira-Cruz e Rodrigo Corrêa;
– Identidades & territórios: Cultura, comunicação e desenvolvimento. Organizadores: Flavi Ferreira Lisbôa Filho, Luciomar de Carvalho e Elisa Lubeck.

Uma identidade visual que vibra, comunica e representa o Poscom em seus 20 anos
Para simbolizar essa trajetória, um selo comemorativo que busca representar os valores e a história do Programa foi desenvolvido pela doutoranda Vitória K. R. Pereira e pela mestranda Barbara Martins Pires. Os arcos, que formam o número 20, remetem à arquitetura da UFSM e simbolizam os caminhos da pesquisa: entradas, conexões, passagens e transformações. A paleta de cores equilibra o calor criativo do laranja e do amarelo com a solidez e a continuidade do azul-turquesa e do verde.

Matéria: Anna Júlia C. da Silva | Doutoranda (Poscom/UFSM)