Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM recebeu evento nacional sobre pesquisas com audiências entre os dias 20 e 22 de agosto

VII Jornada de Pesquisadores de Recepção foi organizada pelo Laboratório de Recepção, Consumo e Usos da Mídia



Entre os dias 20 e 22 de agosto, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sediou a VII Jornada de Pesquisadores de Recepção. O evento itinerante é realizado a cada dois anos, com o intuito de fortalecer as pesquisas de audiências, ou seja, investigações que se interessam pelos processos de recepção, usos e consumo de mídia por parte de sujeitos. 

Com a presença de pesquisadores e pesquisadoras em diferentes níveis de formação, de diversas regiões do Brasil, o encontro reuniu 125 ouvintes e teve cerca de 40 apresentações de trabalhos científicos. O tema desta edição foi “Rupturas e Continuidades”, com a proposta de estimular debates acerca de transformações ocorridas nas condições de reconhecimento e lógicas das audiências diante de dinâmicas cada vez mais complexas, associadas a fenômenos como digitalização, plataformização e convergência midiática.

A VII Jornada foi organizada pelo Laboratório de Recepção, Consumo e Usos da Mídia do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (Poscom/UFSM), coordenado pelas docentes Laura Wottrich, Liliane Dutra Brignol e Milena Freire de Oliveira-Cruz. Também contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCom/UFRGS).

Para Laura Wottrich, foi muito gratificante a oportunidade da UFSM ter recebido a Jornada em sua sétima edição.”A Universidade Federal de Santa Maria havia sediado a Jornada no ano de 2014, na sua segunda edição. Chegarmos em 2025 podendo ser de novo a casa deste evento foi um movimento importante. Entendo que a Jornada cumpriu seu papel de discutir esse lugar de rupturas e continuidades e contribuir aos estudos de recepção, consumos e usos no contexto de tantas mudanças socioculturais. Também consolidou a Jornada enquanto esse evento de escopo nacional, que propõe e se constitui enquanto um fórum bastante qualificado para debate dessas questões”, visualiza a pesquisadora. 

Liliane Brignol afirma que foram dias intensos de muito trabalho da Comissão Organizadora, que desde o início do ano vem observando todos os detalhes para poder receber os participantes, conferencistas e palestrantes da VII Jornada. “Saímos fortalecidos enquanto Laboratório de Pesquisa, que abraçou e sediou a organização do evento com apoio do Poscom aqui na UFSM, e também enquanto área do conhecimento que se pensa e que reflete sobre as transformações epistemológicas implicadas pelas lógicas das plataformas que atravessam as nossas práticas e processos de comunicação. Também foram dias de muitos abraços, sorrisos, trocas acadêmicas e fortalecimento de redes de pesquisa”, pontua. 

Milena Freire de Oliveira-Cruz concorda, reiterando que o evento foi um momento de reencontros afetivos e também de grande aprendizagem. “Os palestrantes apresentaram perspectivas muito atuais e instigantes para pensar as pesquisas no nosso campo. Foi uma grande oportunidade para docentes e estudantes do Poscom de acompanhar e participar de debates sobre perspectivas teóricas, metodológicas e epistemológicas dos estudos de recepção na atualidade – que reforçaram a relevância em investigar a relação que os sujeitos estabelecem com a comunicação para compreender as demandas e transformações sociais e culturais do nosso tempo”, enfatiza. 

Programação intensa marcou os três dias de evento

A conferência de abertura foi ministrada pela professora Maria Immacolata Vassallo de Lopes (USP), que abordou por videoconferência o tema “Transformações nos estudos dos processos de recepção e usos no contexto das plataformas digitais”. Foi seguida pelo professor Omar Rincón (Universidad de los Andes/ Colômbia), que, presencialmente, direcionou sua fala ao tema “Soberanías coolturales y ciudadanías celebrities para pensar las audiencias”. 

Outros quatro painéis foram realizados durante o evento, em que foram discutidos aspectos teóricos, epistemológicos, metodológicos e políticos das pesquisas com audiências. Participaram das mesas os pesquisadores e as pesquisadoras Ângela Felippi (UNISC); Felipe Berni (UFRR); Guilherme Libardi (UFSCAR); Jiani Bonin (Unisinos); Kerley Winques (UFJF); Nilda Jacks (UFRGS); Pablo Moreno Fernandes (PUC-MG), Valquíria John (UFPR) e Veneza Ronsini (UFRGS). 

No geral, os painelistas destacaram lacunas que podem ser preenchidas pelos próximos estudos na área, como a necessidade de pesquisas que considerem aspectos interseccionais durante sua realização, bem como novos arranjos metodológicos que podem ser propostos para captar as percepções dos receptores, considerando as mudanças no acesso, consumo e recepção de mídia. 

No primeiro dia, a Jornada contou com quatro oficinas que abordaram habilidades mais direcionadas e aplicadas às pesquisas de recepção midiática, em diálogo com reflexões metodológicas, éticas e políticas, sendo elas “Pensar os Relatos Biográficos na Pesquisa de Recepção” (ministrada por Simone Munir Dahleh); “Posturas Possíveis para Pesquisar-junto de Pessoas com Deficiência” (ministrada por Felipe Collar Berni); “Comunicação Estratégica e Cidadania: Diálogos e Desafios na Reforma Agrária Brasileira” (ministrada por Lívia Saggin e João Davi Martins), e “Design de Prompts Aplicado em Estudos de Circulação e Recepção” (ministrada por Raquel Lobão Evangelista). No segundo e terceiro dia de programação, além da conferência de abertura e mesas temáticas, foram realizados os encontros de nove Grupos de Trabalho (GTs). 

Em um momento integrado à conferência de abertura, também tiveram início as celebrações em alusão aos 20 anos do Poscom/UFSM. Na oportunidade, foram realizadas homenagem às docentes fundadoras que acompanham o Programa desde a sua criação; agradecimento especial o grupo “Poscom 20 anos”; apresentação do selo comemorativo criado para a agenda; e a exibição do teaser do documentário “20 anos Poscom: uma força de comunidade acadêmica”, com estreia prevista para novembro.

 

Texto: Gabriela Schmalfuss Borges | Doutoranda (Poscom/UFSM)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-4361

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes