A tese de doutorado Degradês de conectividade: infraestrutura de internet e desigualdades territoriais da midiatização, defendida em 2023 no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (Poscom/UFSM), foi uma das sete vencedoras do Prêmio Tese UFSM 2025. O trabalho é de autoria de Maurício de Souza Fanfa, sob orientação da professora Ada Cristina Machado Silveira.
A tese de Maurício tem como objetivo rastrear agentes e levantar dados e problemáticas relacionadas à espacialidade e à infraestrutura de Internet. O trabalho se baseia em um estudo de infraestrutura midiática alinhado aos estudos críticos em Difusão de Inovações, para discutir aspectos de exclusão digital, colonialidade, midiatização, globalização, modernização, identidades territoriais ou história das comunicações.
O reconhecimento, concedido anualmente pela UFSM, valoriza pesquisas de doutorado desenvolvidas na instituição. Os trabalhos foram selecionados pelos programas de pós-graduação e pelas unidades de ensino da universidade com base em critérios como originalidade, relevância, qualidade e quantidade de publicações e produtos decorrentes, metodologia, qualidade da redação e estrutura e organização do texto. A entrega dos certificados aos vencedores (ou seus representantes) será realizada na abertura oficial da 40ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI/UFSM), às 8h30 do dia 3 de novembro de 2025, no Centro de Convenções da UFSM.
A tese completa está disponível no Repositório Digital da UFSM: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/28856
A lista completa dos vencedores está disponível no Edital 024/2025: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prpgp/editais/024-2025
Matéria: Anna Júlia C. da Silva | Doutoranda (Poscom/UFSM)