A professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (Poscom/UFSM), Marília de Araujo Barcellos, participou do II Encontro Latino-Americano de Cultura Gráfica, na sede central do Instituto Caro y Cuervo (ICC), em Bogotá, Colômbia. Na mesa “Género y quehacer de producción / Gênero e atividades de produção”, apresentou os resultados de sua pesquisa de pós-doutorado, “Protagonismo feminino na produção editorial: memória e inserção no mercado”. O estudo mapeia e discute a relevância das mulheres editoras na história editorial, com foco inicial em Porto Alegre.
O evento aconteceu entre os dias 5 e 8 de novembro, reunindo docentes, estudantes, designers, produtores e pesquisadores de diversos países da América Latina, como Brasil, Argentina, México, Chile e Colômbia. As discussões trataram da materialidade dos objetos gráficos e suas interseções com o comunicativo, o simbólico e o estético. Referência para a área editorial, a programação foi organizada em torno de cinco eixos centrais: práticas de produção, modalidades de recepção, usos e materialidades, tecnologias de produção e difusão, arquivos e conservação.
Marília é membro do comitê científico da RED (coordenado pela profa. Andrea Gergich). Além da apresentação, a docente também realizou a mediação da mesa “Modos de producción / Modos de produção”, que contou com pesquisadores brasileiros e colombianos. As temáticas abordadas dialogam diretamente com as linhas de investigação do grupo de pesquisa do CNPq Produção Editorial: Estudos e Pesquisas (PEEPs), liderado por Marília em parceria com a professora Eliane Paz (UFRJ).
Em depoimento, a docente destacou os impactos da participação: “Estamos articulando possibilidades a médio e longo prazo. O evento, para além de expandir conhecimento e relações interpessoais, permitiu o início de novas parcerias. Já para os próximos anos, intencionamos utilizar projetos do Coil/Brave e intensificar a mobilidade acadêmica junto à SAI, promovendo o intercâmbio virtual e a colaboração internacional entre estudantes e professores de diferentes países.”
O retorno da Colômbia trouxe boas lembranças da cultura de Bogotá, além de laços estreitos e novas conexões com docentes e pesquisadores da América Latina, fortalecendo a inserção internacional da UFSM no campo da comunicação e da cultura gráfica.