Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professora do Poscom participa de evento internacional sobre cultura gráfica na Colômbia

Marília de Araujo Barcellos apresentou os resultados de sua pesquisa de pós-doutorado no II Encontro Latino-Americano de Cultura Gráfica



A professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (Poscom/UFSM), Marília de Araujo Barcellos, participou do II Encontro Latino-Americano de Cultura Gráfica, na sede central do Instituto Caro y Cuervo (ICC), em Bogotá, Colômbia. Na mesa “Género y quehacer de producción / Gênero e atividades de produção”, apresentou os resultados de sua pesquisa de pós-doutorado, “Protagonismo feminino na produção editorial: memória e inserção no mercado”. O estudo mapeia e discute a relevância das mulheres editoras na história editorial, com foco inicial em Porto Alegre.

O evento aconteceu entre os dias 5 e 8 de novembro, reunindo docentes, estudantes, designers, produtores e pesquisadores de diversos países da América Latina, como Brasil, Argentina, México, Chile e Colômbia. As discussões trataram da materialidade dos objetos gráficos e suas interseções com o comunicativo, o simbólico e o estético. Referência para a área editorial, a programação foi organizada em torno de cinco eixos centrais: práticas de produção, modalidades de recepção, usos e materialidades, tecnologias de produção e difusão, arquivos e conservação.

Marília é membro do comitê científico da RED (coordenado pela profa. Andrea Gergich). Além da apresentação, a docente também realizou a mediação da mesa “Modos de producción / Modos de produção”, que contou com pesquisadores brasileiros e colombianos. As temáticas abordadas dialogam diretamente com as linhas de investigação do grupo de pesquisa do CNPq Produção Editorial: Estudos e Pesquisas (PEEPs), liderado por Marília em parceria com a professora Eliane Paz (UFRJ).

Em depoimento, a docente destacou os impactos da participação: “Estamos articulando possibilidades a médio e longo prazo. O evento, para além de expandir conhecimento e relações interpessoais, permitiu o início de novas parcerias. Já para os próximos anos, intencionamos utilizar projetos do Coil/Brave e intensificar a mobilidade acadêmica junto à SAI, promovendo o intercâmbio virtual e a colaboração internacional entre estudantes e professores de diferentes países.”

O retorno da Colômbia trouxe boas lembranças da cultura de Bogotá, além de laços estreitos e novas conexões com docentes e pesquisadores da América Latina, fortalecendo a inserção internacional da UFSM no campo da comunicação e da cultura gráfica.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-4548

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes