.
A professora Laura Storch, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM (POSCOM) e coordenadora do Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo (EJOR/UFSM–CNPq), participou como organizadora do III Encontros Internacionais de Pesquisa sobre Jornalismo – REIJor, realizado entre 3 e 5 de novembro de 2025, em Ponta Grossa (PR). O evento integra uma rede de pesquisa que articula pesquisadores do Brasil, França, Bélgica francófona e Canadá, promovendo intercâmbio científico sobre práticas, discursos e identidades jornalísticas contemporâneas.
A terceira edição teve como tema “As Irreverências do Jornalismo”, abordando o humor, a crítica, as estratégias de resistência e as formas criativas de produção jornalística. O REIJor reuniu as atividades do 7º Colóquio MEJOR (Mudanças Estruturais do Jornalismo) e do 4º Colóquio Brasil–França–Bélgica Francófona–Canadá de Estudos em Jornalismo.
.

.
Além de atuar na organização do encontro ao lado de pesquisadores de instituições como Université Laval, Université de Rennes, Université libre de Bruxelles e Université de Montréal, a professora Laura também apresentou, junto com as doutorandas Paola Jung e Laura Coelho de Almeida, o trabalho “As fronteiras do jornalismo em GZH: uma análise do profissionalismo no contexto da metrificação”. A pesquisa buscou contribuir para o debate sobre transformações contemporâneas da profissão, métricas digitais e redefinições de identidade jornalística.
Para a professora Laura Storch, o REIJor representa um espaço fundamental de circulação internacional de conhecimento:
“O evento é uma oportunidade valiosa para oxigenar as pesquisas que desenvolvemos no POSCOM e fortalecer nossos vínculos institucionais com colegas de outros países, especialmente da França, Bélgica e Canadá. Essas parcerias ampliam o alcance do que produzimos e permitem diálogos que renovam nossas abordagens teóricas e metodológicas.”
O REIJor foi realizado como pré-conferência do Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), possibilitando uma interface qualificada entre a produção acadêmica brasileira e a pesquisa internacional em jornalismo.
