Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Docente do Poscom contribui em quatro publicações de destaque na COP-30

Cláudia Herte de Moraes participou de trabalhos com foco em comunicação climática, desinformação e justiça socioambiental



O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (Poscom/UFSM) esteve representado na discussão sobre a COP-30 por meio da produção acadêmica da docente Cláudia Herte de Moraes, colaboradora da linha de pesquisa Mídias e Estratégias Comunicacionais. A pesquisadora publicou e participou da autoria de quatro trabalhos de grande relevância em nível nacional, lançados no período da conferência, com foco em comunicação climática, desinformação e justiça socioambiental.

O artigo “Discursos sobre as (in)justiças climáticas na Amazônia em reportagens da COP-30 na Sumaúma” foi publicado na Revista Organicom (USP), em coautoria com Eloisa Beling Loose (UFRGS). O estudo contribui para a compreensão crítica da atuação do jornalismo sobre temáticas da  justiça ambiental. Na área da integridade da informação de desinformação climática, a professora Cláudia também contribuiu em duas publicações focadas na governança da informação em cenários de crise. No “Guia de Integridade da Informação no Contexto da Crise Climática no RS”, a docente assina o capítulo “Educação Midiática e Capacitação Contínua”, que propõe um roteiro estratégico para gestores e educadores no Rio Grande do Sul. O trabalho defende o desenvolvimento de competências infocomunicacionais como pilar na resposta social à crise. O Guia é resultado de uma parceria entre importantes instituições, tais como Fiocruz, Embrapa, Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) e a Secretaria de Comunicação do RS (SECOM/RS).  

A docente também contribuiu para a publicação do “Panorama do Debate Digital sobre Clima no Brasil”, pela liderança do Grupo Educom Clima (UFSM/CNPq). A pesquisadora escreveu sobre “Os discursos do atraso na base da desinformação ambiental sobre o Pampa”, que analisa como a omissão e a opacidade midiática retardam políticas ambientais eficazes.  Esse documento foi publicado como iniciativa da Rede de Parceiros pela Integridade da Informação sobre Mudança do Clima (RPIIC), com apoio do Governo Federal e do UK Government.

A relevância da educomunicação e da justiça climática é destacada na participação do “Dossiê Educação Ambiental Climática: educomunicação, justiça socioambiental e bem-viver”, publicado pela revista Letramento SocioAmbiental, liderado pelo projeto Educom & Clima (USP). Nesse caso, em coautoria com estudantes do PET Educom Clima, o artigo “Em prol da justiça climática: saberes compartilhados” relata experiências de extensão que articulam educomunicação, justiça climática e diálogo intercultural, com ações em escolas e vivências jornalísticas com estudantes universitários indígenas. Assinam conjuntamente os petianos Júlia Weber, Júlia Gonsalo de Carvalho, Franchesco de Oliveira Y Castro e Raquel Teixeira Pereira.

 

Perfil acadêmico: Cláudia Herte de Moraes é Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). É docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM) da UFSM, na linha Mídias e Estratégias Comunicacionais. Seus interesses acadêmicos concentram-se em jornalismo em temáticas ambientais, mudanças climáticas e educomunicação.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-4596

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes