Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área Restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

DigiLab promove cursos para análise e visualização de dados



O Laboratório de Pesquisa em Comunicação Digital (DigiLab), em parceria com o PET Ciências da Computação (PET-CC) e o Programa de Pós-graduação em Comunicação (POSCOM), organiza dois cursos como parte do 2º Ciclo de Atividades em Pesquisa, o CAPs. Neste Ciclo, serão ministrados os cursos sobre o uso das ferramentas R, Iramuteq e Gephi para pesquisas em Comunicação. Os softwares podem ser utilizados para análises de conteúdo, lexicométricas, estatísticas, de rede, entre outras aplicações com diferentes corpus textuais, bem como para geração de gráficos, grafos de rede, métricas e visualização de dados de pesquisa. Serão dois cursos: Linguagem R (20 horas) e Iramuteq e Gephi (20 horas). Ao final, será emitido certificado para o participante que tiver concluído no mínimo 75% da carga horária de cada curso.

Os cursos são voltados para discentes de pós-graduação e de graduação que estejam envolvidos em atividades de pesquisa. Pode-se optar em fazer apenas um dos dois cursos ou ambos. Para participar, basta preencher os dados no link do formulário até o dia 5 de maio de 2026.

As aulas serão gravadas e disponibilizadas em turma do Classroom. Para sanar dúvidas e fazer as avaliações, serão feitas 3 aulas presenciais, das 8h30 às 12h, conforme programação:

  • 18/05 – Linguagem R. Ministrado por Giovana Borelli (PET-CC). Prédio 74C – Sala 4440;
  • 01/06 – Iramuteq. Ministrado por Samara Wobeto (POSCOM). Prédio 74C – Sala 4442;
  • 08/06 – Gephi. Ministrado por Sandra Depexe (POSCOM). Prédio 74C – Sala 4442.

Abaixo, uma breve descrição de cada curso.

Linguagem R

A linguagem de programação R é uma ferramenta importante para quem quer aprender análise e visualização de dados. Este curso é voltado tanto para iniciantes quanto para quem deseja aprofundar seus conhecimentos. As aulas abordam conceitos básicos como de leitura de arquivos, criação de variáveis e manipulação de dados. Tratam, ainda, de conceitos mais complexos, como a biblioteca Tidyverse e o ggplot, utilizado para organização de dados e plotagem de gráficos. O curso é voltado para quem quiser ampliar seus conhecimentos por meio dessa ferramenta, que possibilita a análise e a visualização de dados por meio de diferentes gráficos.

Iramuteq

O software de análise lexicométrica tem sido utilizado por integrantes do Grupo de Pesquisa Circulação Midiática e Estratégias Comunicacionais (Cimid/UFSM/CNPq) desde 2019 como auxílio para análise de corpus textuais mais robustos. A ferramenta possibilita a geração estatísticas de frequência de palavras, de nuvem de palavras e de árvore máxima, entre outras possibilidades. No curso, será abordado a instalação do software, processo de coleta e limpeza de dados, preparação do corpus e a geração de nuvens de palavras, Classificação Hierárquica Descendente e Árvore Máxima de Similitude.

Gephi

O Gephi é um software dedicado à visualização e análise de vários tipos de redes e sistemas complexos. Na Comunicação, é bastante utilizado como suporte para Análise de Redes Sociais, por permitir explorar as conexões entre os atores de uma rede, construir sociogramas, visualizar clusters e hubs. No curso, serão abordados conceitos básicos sobre topologia e propriedades estruturais de redes, bem como as possibilidades de uso da ferramenta e suas métricas para Análise de Redes Sociais, visualização de dados extraídos do Iramuteq, representação visual de interações e relações entre diferentes dados de pesquisa.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-4811

Publicações Recentes