As mestrandas e integrantes do Ejor, Amanda Demamann e Natalie Soares, e as professoras Laura Storch e Aline Dalmolin, são autoras do capítulo de livro “Jornalismo de proximidade e resiliência comunitária durante as enchentes de 2024 na Quarta Colônia (RS)”. A pesquisa tem apoio dos projetos “Comunicação de Proximidade” (PROEXT-CAPES) e “Governança e Multidimensionalidade dos Riscos Climáticos” (FAPERGS).
O texto reflete sobre a importância do jornalismo local e de proximidade em contextos de desertos de notícias e defende a relevância dos serviços de informação local no cenário das enchentes de 2024 na região da Quarta Colônia. O texto também faz um levantamento de veículos de jornalismo local na região, a partir de dados disponibilizados pelo Atlas da Notícia.
O texto integra o e-book “Jornalismo para o desenvolvimento regional: iniciativas, impactos e contrastes”, organizado pelos professores Fabiano Ormaneze, Francisco Pôrto Júnior, e Duílio Fabbri Júnior, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A obra aborda questões teórico-práticas sobre a valorização do jornalismo regional e promove discussões acerca de políticas de comunicação e do acesso à informação.
O e-book “Jornalismo para o desenvolvimento regional: iniciativas, impactos e contrastes” está disponível para download no acervo da UFT, e pode ser acessado por este link.