Docentes, discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (Poscom/UFSM) participaram do 48.º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o Intercom Nacional, um dos maiores eventos da área no país.
O congresso foi promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e dividido em duas etapas: a primeira aconteceu em formato remoto, entre os dias 11 e 16 de agosto; e a segunda, em formato presencial, ocorreu entre os dias 1.º e 5 de setembro no Centro Universitário Espírito-Santense (Faesa), em Vitória/ES, com o tema “(Re)pensar a Comunicação – ensino, pesquisa e extensão”.
Na etapa presencial, o Poscom conquistou duas premiações e apresentou 15 trabalhos, distribuídos entre nove grupos de pesquisa (GPs). Na etapa remota, foram 14 produções, divididas em dez GPs. Confira a lista completa abaixo:
ETAPA PRESENCIAL
Prêmio Intercom de Pesquisa em Comunicação
O lugar do jornalismo diante das emergências socioambientais nos discursos de repórteres, de Anna Júlia Carlos da Silva e Reges Schwaab, 3.º lugar na categoria mestrado acadêmico
Nem homem, nem branca: a institucionalização de práticas contra-hegemônicas por mulheres racializadas na publicidade, de Bárbara Martins Pires e Juliana Petermann, 2.º lugar na categoria graduação
GP3 – Comunicação e Desinformação
Jornalismo científico e literacia em saúde no enfrentamento à desinformação científica em saúde mental, de Luciana Menezes Carvalho e Rômulo Oliveira Tondo (UFSM)
GP5 – Cinema
“A Substância” (2024) e a protagonista feminina de horror no Oscar, de Genio Nascimento (Intercom/Unitau) e Fernanda Elouise Budag (Fecap/UFSM)
GP10 – Comunicação, Alteridade e Diversidade
Universidade e diálogos de saberes: um olhar decolonial sobre o projeto Notórios Saberes, de Nathalia Pitol (UFSM)
GP14 – Comunicação, Tecnicidades e Culturas Urbanas
Livros e partilhas: novos desenhos na interação autor-leitor, de Lilian Crepaldi de Oliveira Ayala (USCS/FECAP), Fernanda Iarossi Pinto (USCS/Anhembi- Morumbi) e Fernanda Elouise Budag (FECAP/UFSM)
Cultura digital, saúde social e cidade: espaços de solidões ou relações?, de Fernanda Elouise Budag (FECAP/UFSM)
GP22 – Gêneros Jornalísticos
O valor histórico da narrativa jornalística. O caso da Operação Orion (2002) em Medellin, Colômbia, de Amaury Nuñez (Universidad de Antioquia/Colômbia, Doutorado Sanduíche na UFSM)
GP25 – Produção Editorial
Mulheres editoras: Mery Weiss e o pioneirismo da Editora Garatuja, de Marília de Araujo Barcellos (UFSM)
Peritextos como pontes de leitura: capa, notas e instâncias prefaciais em edições de Vidas Secas, de Larissa Taís Ferreira e Marília de Araujo Barcellos (UFSM)
Quem forma editores no Brasil? O perfil docente das graduações em Edição, Editoração e Produção Editorial, de Jean Silveira Rossi e Sandra Depexe (UFSM)
(Re)pensar o design editorial: uma proposta de ensino, de Sandra Depexe (UFSM)
GP26 – Publicidade e Propaganda
Pensamento crítico: um estudo exploratório sobre a noção em pesquisas no campo da Comunicação Social, de Vitória Karina Rodrigues Pereira (UFSM)
Mapeamento das demandas sociais em torno da igualdade de gênero na publicidade brasileira: o que dizem as pesquisas e as denúncias da sociedade civil, de Laura Wottrich (UFSM)
O marcador “identidade de gênero” na área de Ciências Sociais Aplicadas: um panorama de pesquisas realizadas entre os anos 2020 e 2024, de Barbara Martins Pires (UFSM)
GP28 – Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Comunicação e Educação Superior Pública: análise de estratégias de comunicação para o estímulo ao ingresso, de Elise Fernanda Pozzobon Melchior (UFSM) e Jaqueline Quincozes da Silva Kegler (UFSM)
GP30 – Tecnologias e Culturas Digitais
Jejum de smartphones e reconexão com o sagrado. Práticas de desconexão digital a partir de preceitos religiosos e espirituais, de Thiago Álvares da Trindade (UFSM)
ETAPA REMOTA
GP1 – Cinema
A análise fílmica da estética para aplicação no audiovisual, de Nadriel Diovane Essy Massaia (UFSM), Almir Gomes da Silva (UFSM) e Fernanda Elouise Budag (Fecap/UFSM)
GP3 – Comunicação e Desinformação
Narrativas conspiratórias nas eleições norte-americanas: plataformização e reconfigurações da desinformação no contexto brasileiro de extrema-direita, de Kemyllin Dutra, Júnior Rafael e Daniele Lopes Vieira (UFSM)
GP7 – Comunicação e Trabalho
Especificidades e (des)reconhecimento estrutural: caminhos demarcados do trabalho feminino no campo da comunicação, de Isabelle do Pilar Mendes e Júlia Paz (UFSM)
GP9 – Comunicação para a Cidadania
Prosopografia em apoiadores do canal Nexo Políticas Públicas, de Natalie Pereira Soares (UFSM)
As vozes que faltam: interseções teóricas para uma comunicação mais acessível, de Eduardo Prates Macedo e Sandra Depexe (UFSM)
GP11 – Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente
A agroecologia e o ecofeminismo como bases epistemológicas para o jornalismo ambiental, de Júlia Petenon (UFSM-RS), Isadora Pellegrini (Universidad de la República-Uruguay) e Reges Schwaab (UFSM)
GP14 – Comunicação, Tecnicidades e Culturas Urbanas
Da Coreia do Sul ao MorumBIS: uma imersão de inspiração etnográfica centrada nas relações de fãs com itens colecionáveis de K-pop, de Gabriela Glória de Oliveira (UFSM) e Fernanda Elouise Budag (UFSM/FECAP)
Quatro telas e um cotidiano: entre permanências e rupturas, de Alice Melo Xavier (UFSM)
Mapeamentos da memória: a Porto Alegre nas crônicas de Lupicínio Rodrigues publicadas no jornal Última Hora (1963), de Julio Paulo de Souza Câmara (UFSM)
GP18 – Ficção Televisiva Seriada
Considerações teórico-metodológicas sobre a pesquisa de recepção de ficção seriada na Netflix, de Carla Juliana Nunes Oelsner (UFSM)
GP21 – Geografias da Comunicação
Jornalismo de proximidade e suas possibilidades: reflexões sobre as contribuições da Geografia da Comunicação, de Amanda Spohr Demamann (UFSM)
GP30 – Tecnologias e Culturas Digitais
Construções identitárias no ativismo digital: o caso do fandom ARMY do BTS no Brasil, de Alice dos Santos (UFSM)
Midiosfera da extrema direita: uma análise do grupo Selva Brasil Oficial na plataforma Telegram durante as eleições estadunidenses, de Kassieli Joaquina Gonçalves de Mello dos Santos e Bruna Luíza de Souza Piedras (UFSM)
Influenciadoras digitais migrantes: a produção de conteúdo para o Instagram e o trabalho por plataforma, de Luiza Dias de Oliveira (UFSM)
GP31 – Teorias da Comunicação
O desenho de pesquisa como uma forma de visualização de dados em Comunicação, de Leticia Ribeiro de Oliveira (UFSM)
Texto: Gabriela Schmalfuss Borges | Doutoranda (Poscom/UFSM)
Revisão: Anna Júlia C. da Silva | Doutoranda (Poscom/UFSM)