
Estudo comparativo reúne dados de diferentes países e tem coordenação nacional do eJOR (UFSM/CNPq)
As transformações recentes no ecossistema informacional, impulsionadas pela digitalização, avanço das plataformas e redes sociais, além da ampliação de atores na produção de conteúdos informacionais de interesse público, têm colocado em debate os fundamentos do exercício do jornalismo. Nesse contexto, valores, princípios éticos e práticas profissionais assumem papel central para a compreensão de como se configura o jornalismo contemporâneo.
Buscando entender melhor essas transformações, está em desenvolvimento a pesquisa “Fundamentos e Princípios do Jornalismo Contemporâneo”, um estudo de caráter internacional dedicado a analisar os valores, princípios e práticas que estruturam o exercício do jornalismo na atualidade. A investigação integra um esforço comparativo internacional realizado simultaneamente em diversos países — África do Sul (Stellenbosch University); Canadá (King’s College University; Université Laval), Holanda (Utrecht University; University of Groningen; Fontys University of Applied Science); Reino Unido (Leeds Universit); e no Brasil (Universidade Federal de Santa Maria) — com o objetivo de mapear as transformações e tensões que atravessam o campo jornalístico.
A pesquisa tem como base a coleta de informações, via questionário online, junto a jornalistas e criadores de conteúdo informacional, considerados atores centrais na produção e circulação de informações no cenário contemporâneo. A partir dessas contribuições, o estudo busca identificar quais são os valores e princípios que seguem sendo considerados centrais para o exercício da profissão no contexto contemporâneo.
Etapa brasileira da pesquisa
No Brasil, a pesquisa é conduzida pelo Grupo de Estudos em Jornalismo (eJOR), vinculado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM), sob responsabilidade da Profa. Dra. Laura Storch. O grupo é responsável pela coordenação nacional do estudo, pela aplicação dos instrumentos de pesquisa ao contexto brasileiro e pela sistematização dos dados coletados no país, assegurando a comparabilidade com os demais contextos internacionais envolvidos na investigação.
A pesquisa tem como público profissionais envolvidos na produção de informação de interesse público, incluindo jornalistas, atuantes em veículos de comunicação, redes sociais ou freelancer e comunicadores com atuação voltada à produção de conteúdo em redes sociais. A coleta de dados é feita por meio de um questionário on-line, anônimo e de participação voluntária, que pode ser respondido em cerca de 10 a 15 minutos, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSM (CAAE nº 94820525.0.0000.5346).
- Participe da pesquisa! Acesse o link e responda o questionário.
Se você é jornalista ou comunicador e atua com informação, participe da pesquisa e com profissionais que você conhece. A participação de diferentes vozes fortalece a reflexão sobre o jornalismo hoje!