Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Confira os trabalhos indicados pelo Poscom para concorrer a premiações na área

Os trabalhos concorrem, inicialmente, ao Prêmio Compós de Teses e Dissertações Eduardo Peñuela



O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (Poscom/UFSM) torna público o resultado do Edital Unificado de indicação para premiações de teses e dissertações referentes ao período de 2025/2026. A tese indicada foi “Influenciadores digitais e circulação: performances desinformativas no contexto da pandemia de covid-19 no Brasil”, de autoria de Kassieli Joaquina Gonçalves de Mello dos Santos, sob orientação de Aline Roes Dalmolin. Já a dissertação selecionada foi “A metrificação e a especialização como novos constrangimentos organizacionais no jornalismo plataformizado de GZH”, de autoria de Paola Martins Jung, orientada por Laura Storch. 

Os trabalhos concorrem, inicialmente, ao Prêmio Compós de Teses e Dissertações Eduardo Peñuela. A chamada interna seguiu os parâmetros das chamadas nacionais, como, além do Prêmio Compós, do Prêmio Capes, do Prêmio Intercom e de outras premiações que demandam inscrição institucional dos Programas de Pós-Graduação em 2026. Para a avaliação e indicação dos trabalhos, foi constituída uma comissão interna composta por dois docentes de cada linha de pesquisa do Poscom.

A tese de Kassieli investiga a circulação de performances desinformativas de influenciadores digitais a partir de circuitos interacionais em plataformas no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil. A pesquisa observa ciberacontecimentos ocorridos entre março de 2020 e março de 2021, mobilizando o dispositivo analítico para circulação hipermidiatizada. Os resultados ressaltam, entre outros aspectos, a circulação da performance desinformativa, desde comunicações evidentemente enganosas até o nível mais vago manifesto no conteúdo diário do influenciador, passando por processos de difusão e inferências que se manifestaram isolados da regularidade social.

A dissertação de Paola investiga quais modos os processos de distribuição de conteúdos em uma lógica plataformizada modificam as dinâmicas organizacionais do veículo jornalístico GZH, de modo a compreender como a metrificação gera um processo de especialização no contexto do trabalho jornalístico. Como proposta metodológica, adota a pesquisa documental e a entrevista em profundidade. Os resultados ressaltam, entre outros aspectos, que existe um processo de metrificação intenso, no qual as equipes de distribuição trabalham em conjunto com a redação, pensando nas audiências que são foco de cada tipo de conteúdo, e monitorando constantemente as estatísticas e os seus KPIs (Key Performance Indicators). 

 

Clique e acesse os documentos: Edital; Tese; Dissertação.

 

Texto: Anna Júlia C. da Silva | Doutoranda (Poscom/UFSM)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-4643

Publicações Recentes