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Consumo Cultural e telenovela: apropriações da moda na representação de estilos de vida de fãs

Dr.ª Veneza Veloso Mayora Ronsini

Consumo Cultural e telenovela: apropriações da moda na representação de estilos de vida de fãs(em andamento desde 2016)

Descrição: a proposta de pesquisa envolve dois eixos articulados: a cultura participativa (JENKIS, 2009; SHIRKY, 2011) e a representação de estilos de vida de fãs de telenovela relacionada às suas práticas de consumo material e simbólico (GARCÍA CANCLINI, 1992 1995, 2006). Partindo das múltiplas relações estabelecidas entre ficção e cotidiano (LOPES, 2009; MARTÍN-BARBERO, 2002), aprofundaremos a discussão sobre o consumo cultural de receptores de telenovela, especialmente aqueles entendidos como fãs deste produto ficcional. A problemática que funda esta discussão é da “distinção” e da “comunicação” entre mulheres de diferentes classes sociais, vale dizer, dos modos pelos quais as informantes definem a aparência pessoal em termos de um ideal regulado pela telenovela. O conceito de classe social adotado é de matriz bourdiana, concebido não apenas por sua dimensão econômica, relacionada ao lugar em que o indivíduo ocupa na produção, mas também por seu aspecto sociocultural, associado a determinadas percepções de mundo. O objetivo geral do trabalho é investigar a relação entre o consumo da moda da telenovela e as modalidades de representação do estilo de vida de mulheres fãs deste produto ficcional. Metodologicamente, a pesquisa dividir-se-á em dois momentos: o primeiro será voltado ao mapeamento da circulação dos modismos das telenovelas em: 1) ações transmidiáticas da Rede Globo; 2) sites e blogs “oficiais” de moda e 3) conteúdos gerados por comunicantes em ambientes comunicacionais na internet (OROZCO GOMEZ, 2012) que se dediquem à temática. Já o segundo buscará dar conta da análise empírica do consumo de produtos de moda pelos fãs de telenovela, a partir de uma aproximação qualitativa e baseada na biografia dos fãs e em entrevistas de história de vida cultural (LOPES; BORELLI; RESENDE, 2002) sobre as articulações entre as trajetórias dos sujeitos como fãs e como consumidores de moda presente nas narrativas televisuais ficcionais.