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Consumo cultural e telenovela: apropriações da moda na representação de estilos de vida de fãs

Dr.ª Liliane Dutra Brignol

Consumo cultural e telenovela: apropriações da moda na representação de estilos de vida de fãs(em andamento desde 2016)

Descrição: a proposta de pesquisa envolve dois eixos articulados: a cultura participativa e a representação de estilos de vida de fãs de telenovela relacionada às suas práticas de consumo material e simbólico. Partindo das múltiplas relações estabelecidas entre ficção e cotidiano, aprofundaremos a discussão sobre o consumo cultural de receptores de telenovela, especialmente aqueles entendidos como fãs de telenovela. A partir da premissa de que a telenovela oferta ao consumo bens materiais e simbólicos a serem apropriados por fãs, vinculados à representação de estilos de vida, refletiremos sobre as relações que se estabelecem entre os modismos lançados por telenovelas e o consumo material e simbólico de produtos de moda por parte dos receptores. Metodologicamente, a pesquisa dividir-se-á em dois momentos: o primeiro será voltado ao mapeamento da circulação dos modismos das telenovelas em: 1) ações transmidiáticas da Rede Globo; 2) sites e blogs “oficiais” de moda e 3) conteúdos gerados por comunicantes em ambientes comunicacionais na internet que se dediquem à temática. Já o segundo buscará dar conta da análise empírica do consumo de produtos de moda pelos fãs de telenovela, a partir de uma aproximação qualitativa e baseada na biografia dos fãs e em entrevistas de história de vida cultural sobre as articulações entre as trajetórias dos sujeitos como fãs e como consumidores de moda presente nas narrativas televisuais ficcionais.