Líder: Dr.ª Sandra Rubia da Silva e Dr. Leandro Stevens.
O grupo de pesquisa centra suas reflexões nos processos de consumo, entendidos fundamentalmente como uma prática cultural, em sua articulação com o universo das culturas digitais. Estas são percebidas como um potencializadoras de novas formas de sociabilidade e participação que integram os âmbitos online e offline da vida social. Fundamentalmente, os dispositivos relacionados ao universo digital e os processos a eles relacionados são entendidos como artefatos culturais e, portanto, indissociáveis dos contextos sociais, históricos, políticos e culturais que os envolvem. São também analisados em sua materialidade, na perspectiva de que as relações entre pessoas e objetos são relevantes para o entendimento das práticas de consumo por um viés sociocultural. As atividades do grupo tiveram início em 30 de outubro de 2012 com reuniões semanais. A partir de 2013, as reuniões passaram a ser quinzenais.
Linhas de pesquisa:
– Cibercultura, consumo e camadas populares
– Consumo, poder e comunicação pública
– Consumo, práticas de leitura e marketing editorial digital
– Estratégias de apropriação de mídias digitais para a inclusão social