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Educomunicação, Políticas de Ensino Integral e de Educação Intercultural: realidades e desafios na formação de sujeitos críticos e políticos

Dr.ª Rosane Rosa

Educomunicação, Políticas de Ensino Integral e de Educação Intercultural: realidades e desafios na formação de sujeitos críticos e políticos (em andamento desde 2015)

Descrição: o Projeto situa-se na área de mediação entre a comunicação e a educação: a educomunicação. Justifica-se a relevância científica e social desse projeto pela inclusão do paradigma educomunicativo em muitas políticas sociais contemporâneas voltadas a educação, a interculturalidade e a inclusão social. A educomunicação é compreendida como indutora de uma práxis dialógica, criativa, crítica, política e emancipatória. O objeto de pesquisa são as políticas indutoras do Ensino Integral (Mais Educação, Mais Cultura e Ensino Médio Inovador) e as Políticas de Educação Intercultural (Cultura Afro e Indígena), mediadas pela comunicação, voltam-se à ampliação e interação dos sujeitos, dos tempos, dos espaços e das culturas nos ambientes de aprendizagem. Objetivamos investigar o desenvolvimento desses Programas na rede pública de ensino do Rio Grande Do Sul, com foco no uso, mediações e apropriações da comunicação no processo de formação e desenvolvimento de sujeitos criativos, críticos e políticos. Teoricamente a pesquisa fundamenta-se em autores que estudam as temáticas: Comunicação e Educação, políticas participativas, educomunicação, educação intercultural, sociologia do sujeito e protagonismo infanto-juvenil. Nossa opção metodológica volta-se para pesquisa bibliográfica e documental, pesquisa ação, observação participante, estudo de casos e a narratologia.