Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Lançados em 2013

Rádio: sociedade, fronteiras e educação
Tipologia: E-book
Resumo:
Referência: Ada Cristina Machado Silveira; Flavi Ferreira Lisboa Filho; Maria Ivete Trevisan Fossá. Rádio: sociedade, fronteiras e educação. 1. ed. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2013. 328p.
 
Livro Histórias da Feira do Livro
História da Feira do Livro de Santa Maria: memórias e registros
Tipologia: Livro
Resumo: Este livro trata de memórias, lembranças e documentos que registram a história da Feira do Livro de Santa Maria. Não tem a pretensão de ser uma revisão histórica, nem de abarcar todos os dados, datas e personagens. Muito pelo contrário, é despretensioso, quase subjetivo; traz as minhas lembranças e o que estava guardado no meu armário de memórias, onde acolho recortes de jornais, cópias e atas, cartazes, bilhetes, cartões, convites de formatura, fotografias, entre tantas outras coisas que resolvo preservar. Mas não estou sozinha nesta tarefa; amigos me ajudam, sabem que gosto de guardar coisas e me enviam pacotinhos com recortes de jornais, livros, fotografias e tudo o que possa resgatar alguma lembrança.
Referência: Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello. História da Feira do Livro de Santa Maria: memórias e registros. 1. ed. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2013. v. 1. 130p.
 
Livro Ecologia da Mídia
Ecologia da Midia
Tipologia: Livro
Resumo: O livro Ecologia da Mídia parte de uma perspectiva da mídia como ecossistema, incluindo os novos formatos que têm como suporte as tecnologias digitais. São processos de circulação das informações caracterizados pela superação das dicotomias entre emissor/receptor, meio/mensagem, sujeito/mídia, presentes nos estudos sobre os meios de comunicação de massa, procurando compreendê-los sob a perspectiva de uma nova ambiência e do processo de midiatização da sociedade contemporânea, no qual as lógicas midiáticas parecem regular as interações sociais. A obra conta com a contribuição de importantes interlocutores internacionais na temática da Ecologia da Mídia.
Referência: Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello; RUBLESCKI, A. S.; STEIMBERG, J.; SCOLARI, C.; VIZER, E. A.; CARVALHO, H.; CARVALHO, L.M.; GHISLENI, T.S.; SCHEID, D.; STASIAK, D.; MACHADO, J.; RUBLESCKI, F. Ecologia da Midia. 1. ed. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2013. v. 1. 171p.
 
Livro História das Mídias
História das mídias: campos da publicidade e da comunicação institucional
Tipologia: E-book
Resumo: O livro História da Mídia: campos da publicidade e da comunicação institucional é uma coletânea com trabalhos no Grupo de Trabalho (GT) História da Publicidade e da Comunicação Institucional, do 8º Encontro Nacional da Alcar, no ano de 2011, reescritos por seus autores após reflexões proporcionadas pelo evento. O resultado é uma obra que traz observações sobre aspectos teóricos, técnicos e práticos da Publicidade e Propaganda e da Comunicação Institucional.
Referência: Flavi Ferreira Lisboa Filho; MORAES, A. L. C.; BARCELLOS, M. Histórias da mídia: campos da publicidade e da comunicação institucional. 1. ed. Santa Maria:  FACOS-UFSM,2013.
 
Livro Comunicação Organizacional e Cidadania
 
Comunicação organizacional e cidadania: olhares sobre a presença das corporações e da comunidade da mídia
Tipologia: E-book
Resumo: A obra reúne artigos de alunos dos cursos de mestrado e doutorado em Comunicação da UFSM e é resultado dos estudos realizados no Grupo de Pesquisa em Comunicação Institucional e Organizacional UFSM/CNPq, com a orientação da professora Doutora Maria Ivete Trevisan Fossá. O e-book tem o propósito de apresentar um conjunto de reflexões acerca da comunicação, fazendo um recorte sobre a comunicação organizacional e suas interfaces, perpassando também o âmbito da comunicação e cidadania. No conjunto, os textos que compõem esta publicação representam um olhar sobre as transformações percebidas na atualidade, nos contextos institucionais e comunitários, sob a lógica da comunicação midiática, com uma atenção às pessoas, importantes atores na constituição das organizações empresariais e comunitárias.
Referência: Maria Ivete Trevisan Fossá; PERSIGO, P. M. Comunicação organizacional e cidadania: olhares sobre a presença das corporações e da comunidade na mídia. 1. ed. Santa Maria/RS: FACOS-UFSM, 2013.